Metanol. Foto: Reprodução/ Redes Sociais
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informa que, nesta quarta-feira, 5 de novembro, foram contabilizadas duas novas notificações relacionadas ao uso de metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas no Estado, sendo um óbito de Jaboatão dos Guararapes (descartado) e um caso de Manari (segue internado e em investigação).
Com isso, a SES-PE totaliza 102 notificações, sendo 98 em Pernambuco e 4 de outros estados (2 de São Paulo, 1 da Paraíba e 1 de Alagoas).
Resumo dos casos em Pernambuco:
Situação dos pacientes em Pernambuco:
Um alerta recente acendeu a luz vermelha na indústria de bebidas brasileira. Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) identificaram nitrito de sódio, um aditivo químico proibido, em amostras de sucos, vinhos e até águas minerais. A descoberta foi publicada na revista científica Microchimica Acta e já provoca preocupação entre especialistas em segurança alimentar.
O composto, normalmente permitido apenas para o uso em carnes processadas, como presunto e salsicha, é considerado altamente perigoso quando ingerido em bebidas, podendo formar substâncias conhecidas como nitrosaminas, associadas ao desenvolvimento de câncer no fígado, estômago e esôfago.
Os cientistas da UFSCar desenvolveram um sensor feito à base de cortiça transformada em grafeno, por meio de gravação a laser. Esse dispositivo inovador é capaz de identificar rapidamente a presença do nitrito de sódio em líquidos, de forma sustentável e sem o uso de reagentes tóxicos.
1
2
3
4
13:51, 11 Nov
31
°c
Fonte: OpenWeather
A resolução contém ainda a distribuição das vagas entre a 1ª e a 2ª entradas para todos os cursos incluídos no Processo Seletivo da Universidade.
O Estádio da Copa do Mundo de 2014 agora conta com um torre de iluminação suplementar que já utilizada por vários clubes e arenas ao redor do mundo.
Durante o encontro, foram discutidos investimentos para o município, com foco nas áreas de saúde e inclusão social, principais pautas defendidas pela Federação.
mais notícias
+