Pernambuco, 14 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco descarta novo caso de óbito suspeito de intoxicação por metanol

A Secretaria Estadual de Saúde também comunicou que uma notificação está sendo investigada

Ricardo Lélis

05 de novembro de 2025 às 18:36   - Atualizado às 18:40

Metanol.

Metanol. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informa que, nesta quarta-feira, 5 de novembro, foram contabilizadas duas novas notificações relacionadas ao uso de metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas no Estado, sendo um óbito de Jaboatão dos Guararapes (descartado) e um caso de Manari (segue internado e em investigação).

Com isso, a SES-PE totaliza 102 notificações, sendo 98 em Pernambuco e 4 de outros estados (2 de São Paulo, 1 da Paraíba e 1 de Alagoas).

Resumo dos casos em Pernambuco:

  • Total de notificações: 98
  • Total de casos descartados: 69
  • Total de casos confirmados: 5

Situação dos pacientes em Pernambuco:

  • 10 internados (4 descartados)
  • 55 altas (2 confirmados e 42 descartados)
  • 18 óbitos (3 confirmados e 11 descartados)
  • 5 evadiram-se (12 descartados)

Novo alerta

Um alerta recente acendeu a luz vermelha na indústria de bebidas brasileira. Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) identificaram nitrito de sódio, um aditivo químico proibido, em amostras de sucos, vinhos e até águas minerais. A descoberta foi publicada na revista científica Microchimica Acta e já provoca preocupação entre especialistas em segurança alimentar.

Veja Também

O composto, normalmente permitido apenas para o uso em carnes processadas, como presunto e salsicha, é considerado altamente perigoso quando ingerido em bebidas, podendo formar substâncias conhecidas como nitrosaminas, associadas ao desenvolvimento de câncer no fígado, estômago e esôfago.

Os cientistas da UFSCar desenvolveram um sensor feito à base de cortiça transformada em grafeno, por meio de gravação a laser. Esse dispositivo inovador é capaz de identificar rapidamente a presença do nitrito de sódio em líquidos, de forma sustentável e sem o uso de reagentes tóxicos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:52, 14 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Unidade do Disque Denúncia de Caruaru
Ligação

Disque Denúncia aponta alta de 117% nos registros em Pernambuco; Veja ranking dos casos mais denunciados

De acordo com a instituição, um dos principais fatores para a alta foi a ampliação do funcionamento da central, que passou a atender a população durante 24 horas por dia

Corredor da Carlos de Lima Cavalcanti começa a receber requalificação asfáltica.
Serviço

Prefeitura de Olinda inicia aplicação de novo asfalto na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti

Intervenção ocorre em Casa Caiada e busca melhorar as condições de tráfego, a segurança e a mobilidade em um dos principais corredores da cidade.

Material apreendido pela polícia
Esquema

Homem é preso no Recife suspeito de aplicar golpe do falso emprego; prejuízo supera R$ 500 mil

As vítimas eram orientadas a comparecer presencialmente ao endereço informado pelos criminosos, onde preenchiam formulários com dados pessoais

mais notícias

+

Newsletter