Mosquito Aedes aegypti. Foto: Reprodução
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta quarta-feira, 2 de abril, o Boletim Epidemiológico de Arboviroses Nº 13, com dados referentes às semanas epidemiológicas de 29/12/2024 a 29/03/2025.
A Vigilância Epidemiológica confirmou, pela primeira vez em 2025, um óbito por dengue. A vítima era um homem de 27 anos, residente do agreste de Pernambuco.
O levantamento aponta ainda 7.696 casos notificados de dengue, representando uma diminuição de 74,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior no estado.
Até o momento, foram confirmados 1.312 casos de dengue em Pernambuco, incluindo 16 casos graves. Há 11 óbitos em investigação por arboviroses.
A SES-PE reforça que houve uma atualização na metodologia, que substituiu a análise comparativa dos casos prováveis pelas notificações, para evidenciar a diferença entre os anos.
O desempenho do número de casos prováveis é influenciado por contextos distintos nas semanas analisadas. Esses casos são compostos pelos confirmados, além dos ainda não investigados, excluindo-se os descartados.
Em 2025, o número de casos descartados é ainda muito pequeno, já que o período de investigação é de, no máximo, 90 dias.
Em contrapartida, o mesmo período de 2024 teve as investigações concluídas, com um grande volume de casos descartados.
Os casos notificados refletem o registro feito pelos profissionais de saúde, independentemente da situação de confirmação, descarte ou investigação.
Esse número é mais preciso para compreender o volume de casos inicialmente considerados suspeitos.
A notificação ocorre quando a pessoa apresenta pelo menos três dos sintomas exigidos para as arboviroses (febre e mais dois sintomas), gerando o registro. O indicador dos casos notificados é menos suscetível a essas diferenças de contexto entre os anos.
A investigação dos óbitos é conduzida inicialmente pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito e, posteriormente, é encaminhada para um comitê técnico, composto por diversos profissionais, que avaliam a causa da morte. Os casos prováveis continuam sendo apresentados no boletim para consulta.
O boletim desta semana também revela que 131 municípios pernambucanos têm baixa incidência de casos de dengue, 17 localidades apresentam incidência média e sete apresentam alta incidência.
No Boletim 13, foram notificados 1.239 casos de Chikungunya, com 177 confirmações. Para o Zika, houve 178 casos notificados, porém sem confirmações.
2
00:09, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+