Pernambuco, 11 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

PERNAMBUCO: a partir de outubro, Expresso Cidadão terá oito unidades e atendimentos do INSS

O compromisso foi formalizado após o antigo prédio do Instituto, na região central do Recife, ser doado para construção de um habitacional que abrigará 120 famílias.

10 de setembro de 2024 às 11:39   - Atualizado às 12:27

PERNAMBUCO: a partir de outubro, Expresso Cidadão terá oito unidades e atendimentos do INSS.

PERNAMBUCO: a partir de outubro, Expresso Cidadão terá oito unidades e atendimentos do INSS. Foto: Reprodução

O Governo de Pernambuco, em parceria com o Ministério da Previdência, oficializou na segunda-feira, 9 de setembro, a doação do Edifício Segadas Viana, antigo prédio do INSS, para o Estado. O imóvel, que abrigava a autarquia, será reformado para acolher 120 famílias que ocupam o local de maneira irregular desde 2021.

A cerimônia ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, com a presença da governadora Raquel Lyra e do ministro da Previdência, Carlos Lupi. Na ocasião, ambos formalizaram o compromisso de revitalização do prédio. Além disso, foi estabelecido um acordo de cooperação técnica entre o INSS e a Secretaria de Administração (SAD) para oferecer serviços do Instituto nas unidades do Expresso Cidadão.

Expresso Cidadão

Foi também firmado um acordo de cooperação técnica entre o INSS e a Secretaria de Administração (SAD), possibilitando que as unidades do Expresso Cidadão passem a oferecer diversos serviços previdenciários. A partir de 1º de outubro, os atendimentos incluirão aposentadoria por idade e tempo de contribuição, benefícios assistenciais, pensão por morte, auxílio-reclusão, salário-maternidade, certidão de tempo de contribuição, revisão dos benefícios, entre outros.

As oito unidades do Expresso Cidadão, localizadas no Recife, Região Metropolitana e interior, estarão incluídas no convênio. Para ter acesso aos serviços, será necessário realizar agendamento por meio do site.

Revitalização e Moradia Popular

A reforma do edifício será conduzida pelo Programa Morar Bem, em parceria com o Minha Casa Minha Vida, com financiamento do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). O projeto de retrofit será elaborado por uma entidade de luta por moradia, por meio de um edital público. Enquanto as obras estiverem em andamento, as famílias do Movimento de Luta e Resistência pelo Teto, que atualmente residem no edifício, receberão auxílio-moradia de R$ 350, valor reajustado recentemente.

Carlos Lupi destacou que a revitalização do Edifício Segadas Viana atende a uma demanda antiga.

Leia Também

“Esse prédio é uma luta antiga dos movimentos sociais, e nós vamos estar pessoalmente empenhados. Quero agradecer à governadora pela oportunidade de fazer essa união", afirmou.

Imóvel da Gente

Desde o lançamento do Programa de Democratização de Imóveis da União — Imóvel da Gente — em fevereiro, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (Seduh) tem negociado com o Governo Federal a cessão de edifícios ocupados por movimentos sociais para projetos de retrofit voltados à moradia popular.

“A política de habitação não é uma problemática de solução única. Não é só construção, é também o aproveitamento de imóveis ociosos, sejam terrenos ou prédios públicos que, no geral, estão no Centro. São lugares onde a cidade já está viva e que a ocupação regular e segura tem um caráter social bastante importante”, destacou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

00:33, 11 Set

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Prefeito do Recife João Campos.
Compromisso

JOÃO Campos promete NOVA PONTE no Recife para ligar os BAIRROS do Cordeiro e Casa Forte

Para o prefeito e candidato à reeleição, a nova via, juntamente com outras já existentes, permitirá o deslocamento até o bairro de Boa Viagem, na Zona Sul, sem passar pela Avenida Agamenon Magalhães, na área central da cidade.

Mirella Almeida durante debate do G1
Declaração

Olinda vai andar para frente", afirma Mirella em debate do G1

No encontro, a candidata lembrou das iniciativas realizadas pela atual administração nas áreas da educação, emprego, segurança e mais.

Mano Medeiros e Clarissa Tércio.
Jaboatão

Mano acusa Clarissa de roubar materiais de campanha e candidata rebate: "fazem parte do acervo"

Os advogados da progressista também informaram que fornecerão todos os esclarecimentos necessários à Justiça.

mais notícias

+