Acontece nesta quinta-feira, 9 de maio, o lançamento do Programa Pé-de-Meia em Pernambuco pelo ministro da Educação, Camilo Santana, junto a governadora Raquel Lyra. A adesão do Estado ao programa financeiro-educacional será formalizada em cerimônia, realizada às 9h30, no auditório da Arena Pernambuco.

O responsável pela pasta tem estado em diversas localidades do país para oficializar um programa que visa oferecer incentivos financeiros aos jovens, com o objetivo de incentivá-los a permanecerem matriculados e concluírem o ensino médio.

De acordo com informações fornecidas pela Secretaria da Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE), 177.865 estudantes são elegíveis para receber benefícios. Até o momento, um total de R$ 71.146 foi distribuído para incentivar a matrícula e a frequência dos alunos em março, considerando um incentivo de R$ 200 por matrícula.

O ministro compareceu ao lançamento do programa na Paraíba, em uma cerimônia realizada na sexta-feira, dia 3. Santana esteve acompanhado pelo governador João Azevedo.

Pagamento

O MEC iniciou, no dia 25 de abril, o pagamento do segundo incentivo financeiro-educacional do Pé-de-Meia, referente à frequência no mês de fevereiro dos estudantes do ensino médio público.

A parcela do Incentivo-Frequência será depositada até 3 de maio, conforme o mês de nascimento do participante , em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal.

Caso o estudante participante do programa seja menor de idade, para sacar o dinheiro ou utilizar o aplicativo Caixa Tem, será necessário que o responsável legal realize o consentimento e autorize o estudante a movimentar a conta.

Esse consentimento poderá ser feito em uma agência bancária da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem. Se o aluno tiver 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para utilização do valor recebido. Em caso de dúvidas, basta acessar os canais digitais do MEC ou o aplicativo Jornada do Estudante.

Ampliação

O governo federal já anunciou a ampliação do público atendido pelo Pé-de-Meia , que contemplará cerca de 1,2 milhão de estudantes, ampliando o número de participantes para 3,7 milhões.

As equipes técnicas da Pasta trabalham, agora, na elaboração dos novos atos normativos, que irão definir a operacionalização e execução do novo recorte de jovens atendidos.