No vídeo publicado em seu perfil, Collins classificou a representação como "desrespeito às famílias tradicionais, aos conservadores, aos evangélicos".
Pastor Cleiton Collins acusa escola de samba de atacar famílias e evangélicos em desfile sobre Lula Foto: Reprodução
O deputado federal e pastor Cleiton Collins (PP-PE) manifestou, nesta segunda-feira, 16 de fevereiro, repúdio à forma como grupos conservadores e religiosos foram representados durante o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, no domingo à noite (15), no Rio de Janeiro.
No vídeo publicado em seu perfil, Collins classificou a representação como “desrespeito às famílias tradicionais, aos conservadores, aos evangélicos”. O parlamentar afirmou que a alegoria “pisou na palavra de Deus” e que o desfile ultrapassou os limites do respeito às crenças religiosas e aos valores defendidos por setores conservadores da sociedade.
“É um absurdo o que nós estamos vendo: o desrespeito às famílias tradicionais, aos conservadores, aos evangélicos no nosso país. Isso que essa escola de samba está fazendo, muitas das vezes, é pisar na palavra de Deus”, declarou Collins.
O deputado ressaltou que, na visão dele e de outros representantes do segmento, a defesa de valores como a família tradicional, educação, a favor da vida, contra o aborto e contra o uso de drogas, “precisa ser defendida” no debate público.
Ele também afirmou que a Justiça precisa agir diante da situação e que “não vamos ficar calados”.
A escola apresentou o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os segmentos da apresentação estava a ala chamada “Neoconservadores em conserva”, que usou fantasias em formato de lata para simbolizar o “conservadorismo” político.
A alegoria retratou quatro personagens no topo das alegorias: um fazendeiro representando o agronegócio, uma mulher de classe alta descrita como “perua”, defensores da ditadura militar e grupos religiosos evangélicos. Segundo o material oficial distribuído pela escola de samba, a intenção foi utilizar o humor, recurso tradicional do carnaval, para comentar temas e grupos sociais que fazem parte do cenário político nacional.
1
2
16:39, 16 Fev
29
°c
Fonte: OpenWeather
O Polo Jaboatão Centro concentra apresentações de samba e pagode, mantendo a programação contínua durante a noite e oferecendo alternativas para o público.
À medida que a noite avança, o clima carnavalesco se espalha entre ruas, polos e praças, consolidando a segunda-feira como um dos pontos altos da programação em 2026.
A grade completa reúne nomes do frevo, da música popular brasileira, do reggae e do pop, mantendo o clima de festa até o fim da noite.
mais notícias
+