Pernambuco, 31 de Julho de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Paraná Pesquisas: Raquel Lyra teria 51,66% dos votos válidos e venceria no 1º turno

Levantamento indica que governadora ultrapassa metade dos votos válidos no cenário estimulado, à frente de João Campos que fica com 46,91%.

Portal de Prefeitura

10 de julho de 2026 às 14:28   - Atualizado às 14:38

Raquel Lyra lidera sobre João Campos em Pernambuco

Raquel Lyra lidera sobre João Campos em Pernambuco Foto: Arte/Portal de Prefeitura

A governadora Raquel Lyra (PSD) alcançaria 51,66% dos votos válidos na disputa pelo Governo de Pernambuco, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Paraná Pesquisas. Considerando apenas os votos destinados aos candidatos excluindo brancos, nulos e indecisos o percentual seria suficiente para garantir a reeleição ainda no primeiro turno, caso o cenário retratado pela pesquisa se confirmasse nas urnas.

No levantamento estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Raquel aparece com 46,8% das intenções de voto, enquanto o prefeito do Recife, João Campos (PSB), registra 42,5%. O candidato Ivan Moraes (PSOL) soma 1,3%.

Já os eleitores que declararam voto em branco, nulo ou em nenhum candidato representam 6,1%, enquanto 3,4% disseram não saber ou preferiram não responder.

Como é calculado o percentual de votos válidos

Para chegar ao índice de 51,66% dos votos válidos, são desconsiderados os votos em branco, nulos e os entrevistados indecisos, metodologia utilizada pela Justiça Eleitoral para definir o resultado oficial das eleições.

Nesse cenário, a soma dos votos destinados aos candidatos é de 90,6% (46,8% + 42,5% + 1,3%). Ao dividir os 46,8% obtidos por Raquel Lyra por esse total, a governadora alcança 51,66% dos votos válidos.

Veja Também

João Campos aparece com aproximadamente 46,91% dos votos válidos, enquanto Ivan Moraes registra cerca de 1,43%.

Com mais de metade dos votos válidos, Raquel ultrapassa o percentual necessário para uma vitória em primeiro turno, conforme as regras das eleições majoritárias.

  • Raquel Lyra (PSD): 51,66%
  • João Campos (PSB): 46,91%
  • Ivan Moraes (PSOL): 1,43%

Pesquisa mostra novo cenário na disputa estadual

O levantamento também evidencia uma mudança no cenário eleitoral em relação à pesquisa anterior realizada pelo mesmo instituto, divulgada em dezembro de 2025.

Na comparação entre os dois levantamentos, Raquel Lyra ampliou seu desempenho eleitoral, enquanto João Campos apresentou retração nas intenções de voto, alterando a configuração da disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.

Na modalidade espontânea, quando o entrevistador não apresenta uma lista de candidatos, Raquel também aparece à frente, com 31,2%, contra 23,7% de João Campos. Outros nomes somam 0,8%, enquanto 39,7% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não opinar.

Metodologia

O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.500 eleitores em 58 municípios de Pernambuco, entre os dias 7 e 9 de julho de 2026. A margem de erro informada é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento considera diferentes cenários para a eleição estadual e mostra que, no cenário estimulado divulgado pelo instituto, Raquel Lyra alcança percentual que, convertido em votos válidos, seria suficiente para vencer a disputa pelo Governo de Pernambuco ainda no primeiro turno.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:41, 31 Jul

Imagem Clima

22

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Mateus Solano estreia seu primeiro monólogo
Teatro

Mateus Solano estreia "O Figurante" em temporada no Recife

O espetáculo chega à cidade para três sessões no Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu, dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto. Os ingressos já estão à venda a partir de R$ 80.

Conta de luz da neoenergia.
Iniciativa

Neoenergia Pernambuco prorroga campanha de negociação de dívidas com até 90% de desconto; veja como

Podem participar clientes de baixa tensão das classes residencial, comercial, rural e baixa renda que possuam débitos vencidos há mais de um ano com a distribuidora.

Recife recebe a 3ª edição da Feira Estadual da Reforma Agrária do MST a partir desta quarta (29)
Evento

Feira da Reforma Agrária do MST no Recife segue até a sexta (1º) com sua 3ª edição

O evento reúne produtos cultivados e produzidos em assentamentos pernambucanos, criando um espaço de comercialização direta entre quem produz no campo e quem vive na cidade.

mais notícias

+

Newsletter