Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ouvidoria da SES-PE completa 20 anos de atuação e é celebrada como canal de transformação

Central em Saúde Pública coordena a escuta ativa no SUS de Pernambuco, com 500 manifestações mensais, e foca na ampliação de canais de diálogo.

Beto Dantas

24 de novembro de 2025 às 14:21   - Atualizado às 14:30

Ouvidoria da SES-PE.

Ouvidoria da SES-PE. Foto: Divulgação/SES-PE

"Ouvir transforma vidas". A secretária estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), Zilda Cavalcanti, definiu assim a importância da Ouvidoria Central em Saúde Pública da SES-PE, que celebra 20 anos de atuação nesta segunda-feira (24/11). Com os serviços focados na escuta e no acolhimento das demandas dos usuários, dos trabalhadores e dos prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), a Ouvidoria Central é o ponto focal no diálogo entre a população e a gestão em saúde.



"Ficamos felizes em celebrar os 20 anos da nossa Ouvidoria da SES-PE. Temos que reconhecer o serviço e, principalmente, os profissionais que dão voz às pessoas e transformam essa escuta em cuidado. Sabemos que ouvir transforma vidas e nossa Ouvidoria oferta mais do que apenas um canal. Mas, sim, um espaço de acolhimento, transparência e construção coletiva da Saúde que queremos no estado", disse a secretária, Zilda Cavalcanti.

 



Nesses 20 anos, a ouvidoria Central vem atuando na busca contínua por aprimoramento no atendimento e na escuta ativa. Desde o início da gestão, em 2023, o Governo de Pernambuco vem investindo em capacitação para os profissionais que atuam nas ouvidorias e na ampliação da rede de ouvidorias do SUS, incentivando municípios a criarem suas próprias ouvidorias, ampliando os canais de escuta qualificados para usuários e trabalhadores do SUS.

A ouvidoria não é só escuta, mas também é empatia sobre compreender a demanda do outro e contribuir para que essa necessidade seja ouvida e atendida dentro das prerrogativas do SUS. Portanto, mais do que celebrar um marco na trajetória da Ouvidoria Central de Saúde, comemoramos os 20 anos de parceria e o trabalho de todos os profissionais envolvidos na missão em prestar um serviço de qualidade”, disse a ouvidora da SES-PE, Sileide Oliveira.

Atualmente a ouvidoria recebe cerca de 500 manifestações por mês, entre sugestões, elogios, solicitações e reclamações. Para responder às demandas da população, a ouvidoria conta com 93 pontos de respostas distribuídos entre setores internos da SES-PE e unidades de saúde como as das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs), das Gerências Regionais de Saúde (Geres) e das unidades hospitalares.

A ouvidoria central de saúde disponibiliza diversos canais de escuta como o atendimento presencial que acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, na sede da Secretaria, pelo e-mail: ouvidoria@saude.pe.gov.br ou através do contato telefônico: 3184-0001. Também é possível acessar a ouvidoria por meio da internet preenchendo o formulário web (https://portal.saude.pe.gov.br/ouvidoria/). Todas as manifestações são registradas em sistema próprio e o cidadão recebe um protocolo para que possa acompanhar a sua demanda.

OUVIDORIA - Criada em 24 de novembro de 2005, pelo Decreto Estadual nº 28.638, a Ouvidoria Central em Saúde integra a Rede Nacional de Ouvidorias do SUS desde 2009, ano em que passou a usar o Sistema Informatizado de Ouvidorias – OuvidorSUS. No âmbito Estadual, a Ouvidoria Central em Saúde coordena a Rede de Ouvidorias do SUS composta pelas Ouvidorias dos Hospitais e Municipais de Saúde.

 

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:41, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter