Pernambuco, 23 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Operação Semana Santa, em Pernambuco, termina com poucas ocorrências e redução de acidentes, diz SDS

A ampliação dos investimentos, a expertise tecnológica, o planejamento e as ações integradas foram os pilares empregados pela Secretaria.

Gabriel Alves

22 de abril de 2025 às 19:53   - Atualizado às 20:17

Agentes policiais durante Operação Semana Santa.

Agentes policiais durante Operação Semana Santa. Foto: Divulgação/SDS

Ordem pública e muita tranquilidade marcaram a Operação Semana Santa 2025, da Secretaria de Defesa Social (SDS). Entre os dias 11 e 20 de abril, poucas ocorrências policiais foram registradas nos locais onde são encenados os tradicionais espetáculos da Paixão de Cristo, na capital e interior do Estado, que atraem milhares de pernambucanos e turistas a cada edição.

Os investimentos e reforço das ações realizadas pela SDS no período também proporcionaram a redução nos números de acidentes nas estradas, no comparativo com o ano anterior.

No período da Operação, foram contabilizadas 14 ocorrências, sendo 13 registradas em Gravatá e uma no Brejo da Madre de Deus. Desse total, 12 estavam relacionadas a furtos diversos, uma foi referente ao acidente de um policial em serviço e outra relativa a descumprimento de Medida Protetiva de Urgência (MPU).

A Operação Semana Santa 2025 proporcionou, ainda, mais segurança nas estradas pernambucanas: houve uma redução de 34% nos acidentes sem vítima (978 casos, contra 1.483 registrados nas celebrações do ano anterior) e de 27% nos acidentes com vítimas fatais (42 casos, contra 58 no comparativo com o ano passado).

A exemplo de outros grandes eventos realizados no Estado, a ampliação dos investimentos, a expertise tecnológica, o planejamento antecipado e as ações integradas foram os pilares empregados pela SDS para garantir o sucesso de toda a Operação.

Veja Também

“O pouco quantitativo de ocorrências criminais, e de menores potenciais ofensivos, em eventos que atraem um grande público, como as Paixões de Cristo de Nova Jerusalém, do Marco Zero e do Sítio Trindade, foram resultado do esforço conjunto e do trabalho efetivo desempenhado pelas forças de segurança de Pernambuco, demonstrando que estamos no caminho certo do planejamento e execução das ações integradas, e cada vez mais com apoio da tecnologia”, avaliou a secretária-executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, ressaltando que a Operação também foi realizada em demais cidades do Agreste e da Região Metropolitana, bem como no litoral pernambucano. 

Operação Cactus

Reforçando a Operação Semana Santa 2025 da SDS, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) intensificou a Operação Cactus nas principais rodovias de acesso ao interior do Estado, garantindo segurança ao cidadão e o combate ao transporte de materiais ilícitos. Durante a Operação, realizada entre os dias 17 e 22 de abril, foram empregados aproximadamente 70 policiais militares, que atuaram em 28 pontos de bloqueio estratégicos.

O balanço resultou em 1.556 abordagens a veículos, 2.427 pessoas abordadas e 8 ocorrências policiais registradas, que culminaram com 7 prisões em flagrante delito, 1 veículo apreendido, 1 mandado de prisão cumprido e 4 armas de fogo apreendidas, além de 22 quilos de cocaína e aproximadamente 250 gramas de maconha retiradas de circulação.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:42, 23 Ago

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Incêndio em fábrica de fertilizantes no Recife.
Pernambuco

Incêndio atinge fábrica de fertilizantes no Porto do Recife

Corpo de Bombeiros mobilizou seis viaturas para controlar as chamas, que ficaram concentradas em um equipamento da fábrica.

Incêndio em fábrica no Recife.
Situação

Incêndio atinge fábrica de fertilizantes no Porto do Recife; veja vídeo

Corpo de Bombeiros enviou seis viaturas ao local e informou que as chamas ficaram restritas a um maquinário do empreendimento.

Matheus Martins e Nelma Carvalho.
Admissão

Prefeitura de Garanhuns empossa novos secretários de Assistência Social e Infraestrutura

Maria Nelma Carvalho e Matheus Martins assumem as secretarias com a proposta de dar continuidade às ações da gestão municipal.

mais notícias

+

Newsletter