Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Operação entre Forças de Segurança de Pernambuco e da Bahia prende 55 pessoas

A ação também apreendeu 43 veículos, 17 armas e entorpecentes, além de recuperar 13 celulares roubados.

Ricardo Lélis

17 de fevereiro de 2025 às 20:00   - Atualizado às 20:00

Operação entre as polícias da Bahia e Pernambuco

Operação entre as polícias da Bahia e Pernambuco Foto: Divulgação

Forças de Segurança de Pernambuco e Bahia finalizaram a Operação Vale do São Francisco Seguro, realizada entre os dias 13 e 15 de fevereiro.

As ações ocorreram no limite entre as cidades de Petrolina e Juazeiro, a operação resultou em números positivos de combate à violência.

No período foram efetuadas 55 prisões, das quais 20 em flagrante, além de realizados 57 encaminhamentos às delegacias. Também foram registrados 23 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) ou Boletins Circunstanciados de Ocorrências (BCOs), além de cumpridos 5 mandados de busca e apreensão.

Para além das prisões e cumprimentos de mandados, as Forças de Segurança de Pernambuco e da Bahia realizaram ainda, de forma conjunta, a autuação de 135 veículos; a apreensão de 43 veículos e a recuperação de 2 veículos roubados; a recuperação de 13 celulares; e a apreensão de 17 armas. 

Houve ainda a abordagem de quase 2,5 mil veículos durante os três dias de atividades policiais .

Veja Também

Também houve apreensão de entorpecentes como maconha, cocaína e crack que foram retirados de circulação.

No total, foram empregados 1.347 servidores da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) na ação conjunta ostensiva e preventiva voltada ao reforço operacional e à redução de diversas modalidades criminosas, a exemplo de homicídios, tráfico de entorpecentes e de armas e ainda Crimes Violentos contra o Patrimônio, como os assaltos à mão armada.

Policiais militares, civis, bombeiros militares e integrantes da Polícia Científica atuaram de maneira integrada na mega-operação,

A ação contou ainda com o reforço de órgãos de inteligência, do poder Judiciário, do sistema penal, das guardas municipais e do Ministério Público.

O Grupamento Tático Aéreo (GTA) também atuou na operação. 

Toda a região no limite entre as duas cidades vizinhas foram abrangidas com ampliação no efetivo e intensificação do patrulhamento em diversos bairros.

A secretária-executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, lembrou que a iniciativa vem reduzindo a criminalidade por nove meses consecutivos.

Além de prevê a integração da segurança pública em todos os níveis, seja por meio de ações executadas junto aos municípios pernambucanos e a outras secretarias estaduais. 

“Inovamos também na realização de ações com outros estados que fazem divisa com Pernambuco, começando pela Bahia há cerca de um ano, onde já realizamos três edições da Operação Vale do São Francisco Seguro com sucesso. Ampliamos a parceria e já efetuamos também as reuniões de planejamento operacional e as ações ostensivas, preventivas e repressivas em conjunto com a Paraíba e o Ceará. Estamos agora iniciando com o Piauí, sempre integrados para atuarmos com foco no combate ao crime organizado, que repercute na segurança dos cidadãos”, pontuou a secretária-executiva.

O subsecretário da Segurança Pública da Bahia, Marcel de Oliveira, também comentou a ação.

“Os policiais da Bahia e de Pernambuco trabalharam de forma incansável para garantir a segurança da população dos dois estados. Neste segundo momento, vamos analisar os números e aperfeiçoar ainda mais a operação integrada”, disse.

Operação

A Operação foi iniciada ainda na madrugada do dia 13 de fevereiro, com uma revista num pavilhão da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes (PDEG), em Petrolina.

A ação aconteceu com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização,

Foi empregado um efetivo de 18 policiais penais e 30 policiais militares, incluindo PMs do Batalhão Integrado Especializado de Petrolina (2º BIESP).

Durante as diligências, foram localizados e apreendidos materiais como 10 aparelhos smartphone; carregadores e acessórios de celular, além de pendrives.

Outros objetos apreendidos foram chuços (objeto artesanal pontiagudo) e tesouras. Quanto às drogas ilícitas, foram apreendidas substâncias análogas à cocaína e à maconha.

Os objetos foram devidamente catalogados, armazenados no local apropriado e entregues à supervisão de segurança para adoção das medidas cabíveis, seguindo os procedimentos legais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:14, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter