Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Operação da Compesa e Polícia Militar contra furto de água recupera vazão desviada no Agreste

A água desviada estava sendo utilizada para irrigar plantações, abastecer campos de futebol, chácaras com piscina e até para encher açudes.

Cami Cardoso

09 de agosto de 2025 às 08:39   - Atualizado às 08:48

Operação da Compesa e Polícia Militar contra furto de água recupera vazão desviada no Agreste

Operação da Compesa e Polícia Militar contra furto de água recupera vazão desviada no Agreste Foto: Divulgação

Uma operação da Compesa em parceria com a Secretaria de Defesa Social de combate ao furto de água no município de Jataúba, no Agreste, resultou no aumento da vazão de chegada à cidade. Foram recuperados 8 litros por segundo e o sistema voltou a operar com 17 L/s.

A água desviada estava sendo utilizada para irrigar plantações, abastecer campos de futebol, chácaras com piscina e até para encher açudes. Esse foi o resultado da ação de combate a ligações clandestinas realizada por três dias no município com o apoio da Polícia Militar. A fiscalização foi motivada pela queda de vazão no sistema de abastecimento da cidade, situação que estava prejudicando o abastecimento de 4 mil pessoas.

Cerca de 5 quilômetros da adutora de água tratada foram percorridos na operação, no trecho entre Poço Fundo e a estação elevatória. A fiscalização  identificou e removeu oito sangrias clandestinas e 22 ligações irregulares. Uma das situações mais alarmantes encontradas foi a construção de uma cisterna de grande porte com ligação irregular, acompanhada de uma piscina. A operação, realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, foi coordenada pela Gerência de Inteligência Patrimonial da Compesa e contou ainda com o apoio da Guarda Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.

A ação de combate ao furto nesta rede vai permitir o cumprimento do calendário de abastecimento na cidade e melhoria no atendimento à população, que vinha sendo prejudicada pelos furtos. No total, participaram da operação 16 profissionais, com apoio de uma retroescavadeira, um caminhão, seis veículos, duas viaturas, um drone e um georradar, equipamento que permite mapear estruturas subterrâneas, como tubulações, sem a necessidade de escavações, o que agiliza e torna mais eficaz a detecção de irregularidades.

A Compesa lembra que o furto de água é crime previsto nos artigos 155 e 265 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão e aplicação de multas. A ação criminosa ainda prejudica o abastecimento da população e o funcionamento de equipamentos essenciais à sociedade, como hospitais, escolas, creches, asilos e órgãos públicos.

Da Redação do Portal de Prefeitura com informações de assessoria.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:42, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concurso da Polícia Civil de Pernambuco.
Material

O que estudar para o concurso da Polícia Civil de Pernambuco: veja as matérias que caem nas provas

A expectativa em torno do certame mobiliza candidatos que buscam cargos como agente, escrivão e delegado

Carnaval de Igarassu.
Festividades

Carnaval de Igarassu começa nesta sexta (13) com shows em três polos; veja programação

Festa tem início às 19h com atrações musicais e culturais distribuídas entre os polos Saramandaia, Sítio Histórico e Três Ladeiras.

Festival Viva Garanhuns promete quatro dias de forró com João Gomes, Xand Avião e Limão com Mel
Evento

Festival Viva Garanhuns promete quatro dias de forró com João Gomes, Xand Avião e Limão com Mel

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a cidade será palco de quatro dias de pura emoção, com shows de artistas renomados do forró e da música nordestina.

mais notícias

+

Newsletter