Pernambuco, 06 de Novembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Olinda assina ordem de serviço para restauração do Fortim do Queijo e conservação da Casa 28

As intervenções contam com investimento de aproximadamente R$ 200 mil, provenientes do Fundo de Preservação do Conselho de Preservação dos Sítios Históricos do município

Romildo Lacerda

17 de agosto de 2026 às 15:29   - Atualizado às 15:30

Ordem de serviço assinada para restruturação da casa 28 e o fortim do queijo

Ordem de serviço assinada para restruturação da casa 28 e o fortim do queijo Foto: Thais Limeira/Secom Olinda

A Prefeitura de Olinda assinou, na manhã desta segunda-feira, 17 de agosto, duas ordens de serviço para obras de preservação do patrimônio histórico e cultural do município.

A solenidade aconteceu na Praça do Fortim do Queijo, na Praia de São Francisco, no Bairro Novo, no Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural.

Serão realizadas a restauração do Fortim de São Francisco, conhecido como Fortim do Queijo, e a conservação da Casa 28, também chamada de Casa com Muxarabi ou Sobrado Mourisco, localizada na Rua do Amparo, no bairro do Amparo.

As intervenções contam com investimento de aproximadamente R$ 200 mil, provenientes do Fundo de Preservação do Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda, e têm previsão de conclusão em três meses.

Casa 28 terá obra de conservação

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Casa 28 é um sobrado histórico construído no início do século XVII, durante o período colonial. O imóvel é reconhecido por seu balcão de madeira com muxarabis, elemento arquitetônico de influência árabe que integra a paisagem do Sítio Histórico de Olinda.

Veja Também

De acordo com a secretária executiva de Patrimônio, Márcia Chamixaes, a expectativa é que as duas intervenções sejam concluídas em três meses, com inauguração prevista para dezembro. A obra na Casa 28 terá como foco a conservação do imóvel histórico.

A secretária de Cultura, Patrimônio e Turismo, Marília Banholzer, destacou que os dois equipamentos representam a resistência do patrimônio histórico de Olinda. Segundo ela, após a intervenção, a Casa 28 deverá voltar a receber o Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda e poderá também abrigar o núcleo de educação patrimonial do município.

“A gente entrega de volta para a população tanto um espaço aqui, que fica logo na nossa entrada na cidade, quanto uma obra que foi tombada antes mesmo do conjunto todo do Sítio Histórico, que é a Casa 28.”, ressaltou.

Fortim do Queijo será restaurado

Localizado na Praia de São Francisco, na Avenida Farol, em Bairro Novo, o Fortim de São Francisco, conhecido popularmente como Fortim do Queijo, também passará por uma intervenção. A obra será de restauração do equipamento histórico, que ocupa uma posição estratégica na paisagem da entrada da cidade.

A proposta, segundo Banholzer, é que, após a restauração, o equipamento seja devolvido ao Iphan, que deverá executar a ativação turística e econômica do espaço.

A vice-presidente do Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda e representante da Fundarpe, Nazaré Reis, ressaltou a importância das duas intervenções. Ela destacou a relevância da Casa 28 para a arquitetura olindense e apontou que a recuperação do Fortim do Queijo contribui para a preservação e valorização da paisagem da cidade.

A cerimônia também contou com a presença do superintendente do Iphan, Frederico Brennand, que colocou o instituto à disposição para contribuir com a execução das obras.

A atuação conjunta dos órgãos responsáveis pela preservação foi destacada durante o evento como fundamental para garantir a recuperação dos equipamentos históricos.

Preservação fortalece turismo e economia

Durante a solenidade, a prefeita Mirella Almeida destacou a união entre os órgãos e a importância de superar os desafios para garantir a entrega das intervenções à população. Segundo a gestora, o trabalho conjunto deixa um legado para a cidade e contribui para a preservação da história de Olinda.

''O povo olindense gosta de lutar”, afirmou a prefeita, ao destacar a mobilização em torno da recuperação do patrimônio. Mirella também ressaltou que os equipamentos históricos fazem parte da identidade da cidade e não podem ser deixados de lado.

Para a gestora municipal, a recuperação desses espaços também pode contribuir para o fortalecimento do turismo e da economia local, ao atrair mais visitantes.

Também estiveram presentes o vice-prefeito e prefeito em exercício, Chiquinho, o diretor da Real Energy, Alberto Cardoso, empresa responsável pelas obras, além de secretários municipais, secretários executivos e representantes dos órgãos ligados à preservação do patrimônio.

As intervenções integram o trabalho da Prefeitura de Olinda para recuperar e valorizar equipamentos que fazem parte da história do município, reforçando a preservação do patrimônio como elemento cultural, turístico e econômico da cidade.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:29, 06 Nov

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ônibus novos.
Opinião

Grande Recife inicia pesquisa de satisfação dos usuários do transporte público na próxima segunda (9)

Levantamento será realizado até 19 de novembro, com entrevistas presenciais e formulário digital disponível por QR Code em ônibus, terminais e estações de BRT.

Polícia Militar prende dois suspeitos de tráfico de drogas e apreende mais de 2 kg de entorpecentes em Serra Talhada.
Pernambuco

Bepi prende dois suspeitos de tráfico de drogas e apreende mais de 2 kg de entorpecentes em Serra Talhada

Ao todo, foram recolhidos 399 gramas de maconha, 1,262 quilo de cocaína, 427 gramas de crack e 202 gramas de haxixe. A quantidade de drogas apreendida ultrapassa dois quilos.

PRF apreende pistola e munições durante abordagem a carro por aplicativo na BR-101, no Recife.
Ocorrência

PRF apreende pistola e munições durante abordagem a carro por aplicativo na BR-101, no Recife

Motorista procurou ajuda policial após relatar que se sentia ameaçado pelos passageiros durante corrida com destino a Igarassu.

mais notícias

+

Newsletter