Pernambuco, 16 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Oficina nacional fortalece o cuidado antirracista na Atenção Primária em Pernambuco

O objetivo é qualificar o cuidado à população negra e enfrentar as desigualdades raciais que ainda afetam o acesso e a qualidade do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Braian

19 de maio de 2026 às 15:55   - Atualizado às 15:57

Saúde de Pernambuco recebe oficina nacional para fortalecer o cuidado antirracista.

Saúde de Pernambuco recebe oficina nacional para fortalecer o cuidado antirracista. Foto: Vivian Ramos

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o UNICEF, realiza nesta terça-feira 19 de maio, no Centro de Formação Paulo Freire, na Madalena, a Oficina da Primeira Infância Antirracista na Atenção Primária à Saúde, a PIA na APS. A iniciativa faz parte de uma estratégia nacional voltada a apoiar estados e municípios na incorporação de práticas antirracistas no dia a dia dos serviços de saúde.

O objetivo é qualificar o cuidado oferecido à população negra e enfrentar as desigualdades raciais que ainda marcam o acesso e a qualidade do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

A oficina se estrutura em três eixos: formação de profissionais com perspectiva antirracista, articulação entre os diferentes níveis de gestão e construção de planos de ação adaptados à realidade de cada território. Na prática, isso significa identificar as potencialidades e fragilidades locais para que as equipes consigam planejar intervenções mais efetivas.

A ideia é transformar a discussão sobre racismo estrutural em ações concretas dentro das unidades de saúde, desde o acolhimento até o acompanhamento de gestantes, crianças e famílias.

“Nos da secretaria reconhecemos o racismo como um determinante social da saúde que impacta o acesso aos serviços, a qualidade do cuidado e o desenvolvimento integral das crianças desde o início da vida. Essa oficina reflete um papel estratégico na indução de políticas públicas, na qualificação da rede de atenção e no apoio técnico aos municípios, fortalecendo ações intersetoriais com a educação, a assistência social e a cultura. Promovendo a equidade, reduzir desigualdades e assegurar que todas as crianças tenham acesso a um cuidado integral, humanizado e livre de qualquer forma de discriminação”, disse o Secretário Executivo de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SEVSAP), Renan Freitas.

Em Pernambuco, 26 municípios foram contemplados para participar: Recife, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Lajedo, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Carpina, Surubim, Escada, Palmares, Goiana, Timbaúba, Arcoverde, Buíque, Afogados da Ingazeira, Tabira, São José do Belmonte, Serra Talhada, Araripina, Trindade, Belém do São Francisco, Salgueiro, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.

A programação contemplou mesas de debate com profissionais do Ministério da Saúde, A UNICEF e uma especialista em saúde da criança e das coordenações de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife trazendo a experiências de boas práticas antirracistas. Em seguida, os participantes foram divididos em subgrupos para discutir a realidade de seus municípios e elaborar planos de ação na atenção primária à saúde de forma territorializada para a construção de uma primeira infância antirracista.

A proposta é que cada cidade saia da oficina com um desenho inicial de estratégias que possam ser implementadas na APS, fortalecendo a equidade racial dentro do SUS e reduzindo iniquidades históricas no cuidado à saúde da população negra. A realização da oficina no Recife reforça o papel do estado como polo de formação e articulação regional, ampliando o alcance da política nacional para o interior e a Região Metropolitana.

"Receber a Oficina Técnica da Primeira Infância Antirracista em Pernambuco é construir uma saúde equânime e construir uma infância antirracista e isso fala diretamente com a saúde. A população negra precisa de visibilidade já que compõe 65% da população do nosso Estado. Isso só justifica que não somos a minoria e sim a maioria da população do nosso Estado e as crianças precisam de um cuidado adequado." Monica Simplicio, coordenadora estadual de Atenção à Saúde da População Negra da SES-PE.

 

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:57, 16 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ivan Moraes.
Decisão

Ivan Moraes segue candidato ao Governo de Pernambuco após reunião nacional do PSOL não acontecer por falta de quórum

A avaliação da legenda é de que uma eventual retirada poderia beneficiar João Campos, já que o eleitorado do partido está situado no campo da esquerda e poderia migrar para o candidato socialista.

Ednaldo Ferreira e Nivaldo Ferreira.
Tragédia

Dois irmãos são mortos a tiros em Serra Talhada; eventos com João Campos na cidade são cancelados

Um terceiro homem, apontado nas informações iniciais como autor dos disparos, também morreu no local após uma troca de tiros.

Sheldon.
Festa

Sheldon abre gravação do DVD Saia Rodada 25 anos neste domingo (16) em Olinda; ingresso é 2kg de alimento

Cantor pernambucano fará o primeiro show da programação antes do registro audiovisual comandado por Raí Saia Rodada.

mais notícias

+

Newsletter