Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Secretaria de Saúde de PE informa que apura caso de Mpox em escola de referência no Grande Recife

A suspeita surgiu após a família do estudante, cujo nome e idade não foram divulgados, informar à unidade sobre os sintomas da doença.

Gabriel Alves

29 de agosto de 2024 às 13:35   - Atualizado às 14:37

Secretaria de Saúde de PE informa que apura caso de Mpox em escola de referência no Grande Recife.

Secretaria de Saúde de PE informa que apura caso de Mpox em escola de referência no Grande Recife. Foto: Arquivo do Diário de Pernambuco

O Governo de Pernambuco anunciou na quarta-feira, 28 de agosto, que está investigando um possível caso de Mpox em uma escola da rede estadual, localizada na Região Metropolitana do Recife. A suspeita foi confirmada pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE), que informou que o caso envolve um aluno da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) de Paulista.

Detalhes da suspeita

A suspeita surgiu após a família do estudante, cujo nome e idade não foram divulgados, informar a escola sobre os sintomas da doença, anteriormente conhecida como “varíola dos macacos”. Apesar da suspeita, a SEE afirmou que, no momento, não há necessidade de suspender as aulas na unidade.

“A SEE esclarece que a unidade foi informada pela família do estudante e que as orientações e protocolos estabelecidos pela área de saúde serão observados, não havendo recomendação para a suspensão das aulas na unidade”, disse a pasta, por meio de nota. 

Acompanhamento e protocolos

A Secretaria de Educação garantiu que está monitorando a situação de perto e já implementou os protocolos necessários. No entanto, não foram fornecidos detalhes sobre o dia em que a família comunicou a escola sobre o caso suspeito.

“A pasta segue acompanhando o caso e iniciará, em parceria com a Saúde (Secretaria Estadual de Saúde), ações de conscientização sobre a doença a fim de informar toda a comunidade escolar”, declarou a SEE em nota. 

Casos de mpox em Pernambuco

Em 2024, Pernambuco já registrou dez casos de Mpox, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Em 2023, foram contabilizados 23 casos, enquanto em 2022 o estado registrou 325 casos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) havia emitido o mais alto nível de alerta para a doença em julho de 2022, rebaixando o alerta em 2023 devido à diminuição dos casos.

Veja Também

“A SES-PE, por meio do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), destaca que as análises para mpox estão ocorrendo normalmente e que o Lacen-PE está abastecido com os insumos necessários. O Laboratório, ainda, disponibiliza kits de coleta”, destacou a pasta em nota, naquela data. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:11, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter