Secretaria de Saúde de PE informa que apura caso de Mpox em escola de referência no Grande Recife. Foto: Arquivo do Diário de Pernambuco
O Governo de Pernambuco anunciou na quarta-feira, 28 de agosto, que está investigando um possível caso de Mpox em uma escola da rede estadual, localizada na Região Metropolitana do Recife. A suspeita foi confirmada pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE), que informou que o caso envolve um aluno da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) de Paulista.
A suspeita surgiu após a família do estudante, cujo nome e idade não foram divulgados, informar a escola sobre os sintomas da doença, anteriormente conhecida como “varíola dos macacos”. Apesar da suspeita, a SEE afirmou que, no momento, não há necessidade de suspender as aulas na unidade.
“A SEE esclarece que a unidade foi informada pela família do estudante e que as orientações e protocolos estabelecidos pela área de saúde serão observados, não havendo recomendação para a suspensão das aulas na unidade”, disse a pasta, por meio de nota.
A Secretaria de Educação garantiu que está monitorando a situação de perto e já implementou os protocolos necessários. No entanto, não foram fornecidos detalhes sobre o dia em que a família comunicou a escola sobre o caso suspeito.
“A pasta segue acompanhando o caso e iniciará, em parceria com a Saúde (Secretaria Estadual de Saúde), ações de conscientização sobre a doença a fim de informar toda a comunidade escolar”, declarou a SEE em nota.
Em 2024, Pernambuco já registrou dez casos de Mpox, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Em 2023, foram contabilizados 23 casos, enquanto em 2022 o estado registrou 325 casos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) havia emitido o mais alto nível de alerta para a doença em julho de 2022, rebaixando o alerta em 2023 devido à diminuição dos casos.
“A SES-PE, por meio do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), destaca que as análises para mpox estão ocorrendo normalmente e que o Lacen-PE está abastecido com os insumos necessários. O Laboratório, ainda, disponibiliza kits de coleta”, destacou a pasta em nota, naquela data.
2
06:11, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+