12 de janeiro de 2024 às 22:07
A Rainha da ciranda, Lia de Itamaracá, completa neste dia 12 de janeiro, 80 anos de vida e dedicação à cultura pernambucana.
Maria Madalena Correia do Nascimento, negra, 1,80 metro de altura, e um sorriso que irradia, essa é Lia de Itamaracá, que em 2005 foi reconhecida como Patrimônio Vivo de Pernambuco. Já em 2019, recebeu pela Universidade Federal de Pernambuco o título de doutora honoris causa.
Lia também está em filmes como Bacurau (direção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles), em que interpretou dona Carmelita.
Neste ano em que comemora 8 décadas ela é a homenageada do Carnaval 2024 das cidades do Recife e Ilha de Itamaracá e do Estado de Pernambuco, além de ser a escolhida como samba enredo pelas escolas de samba Nenê de Vila Matilde de São Paulo e Império da Tijuca no Rio de Janeiro. Fato inédito em que nunca o homenageado foi o mesmo simultaneamente nas escolas de samba destas cidades no mesmo ano.
Neste fim de semana, entre os dias 12 e 14 de janeiro, Pernambuco faz uma grande festa em homenagem aos 80 anos da nossa Rainha da ciranda. A cidade natal deste ícone pernambucano, que fica no Litoral Norte do estado, vai receber o Festival O Canto da Sereia.
Serão três dias de celebração, na praia de Jaguaribe, com atrações superespeciais. Vai rolar muita música, gastronomia, dança, cinema e moda.
3
14:12, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Festa tem início às 19h com atrações musicais e culturais distribuídas entre os polos Saramandaia, Sítio Histórico e Três Ladeiras.
Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a cidade será palco de quatro dias de pura emoção, com shows de artistas renomados do forró e da música nordestina.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+