O prefeito do Recife, João Campos, entregou na manhã desta sexta-feira, 20 de outubro, os dois primeiros banheiros públicos do Projeto Orla Parque. Um equipamento é novo e foi feito do zero, já o segundo foi totalmente requalificado

No total, ao longo de um ano, serão reformados os dez sanitários já existentes e construídos outros 11, duplicando a quantidade de equipamentos disponíveis para uso da população ao longo de toda a extensão da orla.

A gestão municipal está investindo R$ 4,8 milhões de recursos próprios neste serviço.

“O primeiro novo banheiro da orla está entregue, pronto para o uso e agora pedimos que todo mundo cuide desse patrimônio, que não apenas a Prefeitura faça a manutenção, mas que todos possam cuidar. Cada detalhe do banheiro foi muito bem pensado para garantir uma boa utilização, ele foi feito considerando as questões de acessibilidade e também conta com sistema de segurança e alarmes para garantir que tenhamos um bom equipamento público para a nossa cidade. Todas as unidades têm um chuveiro externo com água limpa e adequada para o banho, era uma demanda antiga e agora entregamos isso para a população”, disse o prefeito.

Dos banheiros entregues nesta sexta-feira, o de número 8, localizado no Segundo Jardim, em Boa Viagem, é novo e faz parte dos 11 que a Prefeitura do Recife vai construir ao longo de um ano. Já o banheiro 11, em frente à Padaria Boa Viagem, já existia e agora foi totalmente requalificado.

Leia mais:
>>> JOÃO CAMPOS anuncia investimento de R$ 112 milhões para requalificação da orla do Recife até 2025 com Projeto Orla Parque

As obras fazem parte da segunda etapa do Projeto Orla Parque, que tem como objetivo integrar as orlas de Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros de extensão. A primeira etapa foi concluída em março deste ano, quando foram entregues os últimos dos 60 quiosques completamente reformados.

A área interna dos banheiros será composta por duas bancadas com lavatórios, quatro vasos sanitários e duas cabines, sendo uma delas com dimensões acessíveis a cadeirantes. Já na parte externa, a população vai contar um chuveiro e um assento de apoio para pessoas com necessidades especiais.

Para manter a comunicação estética com os quiosques recém-reformados e prestar uma homenagem às origens da orla do Recife, que completa 100 anos em 2024, o projeto dos banheiros optou por utilizar concreto pigmentado na cor areia e painel de azulejaria com o redesenho das antigas velas e ondas das calçadas da Avenida Boa Viagem. Os azulejos serão os mesmos utilizados na requalificação dos quiosques.

Uma mudança se dará no acesso aos banheiros, que vai passar a acontecer na parte frontal, tornando a entrada dos usuários mais visível e proporcionando maior segurança.

O Gabinete de Projetos Especiais também optou por utilizar paredes de concreto de alto desempenho, o que vai garantir durabilidade aos equipamentos e facilitar a manutenção, e pia e vaso de metal, para evitar ações de furto ou depredação.

Projeto Orla Parque

O Projeto Orla Parque tem como objetivo requalificar toda a orla da capital pernambucana, integrando Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros de extensão, transformando-a num grande parque linear.

O projeto prevê a criação de centralidades, melhorias na segurança e iluminação, construção de novos banheiros, além de reforma de toda a estrutura física do calçadão e aumento da área verde.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife