A primeira-dama vai ser acompanhada por ministros de Lula e realizará um momento de escuta ativa com objetivo oferecer uma proximidade do governo federal nos locais.
08 de agosto de 2025 às 10:45 - Atualizado às 11:10
Primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva. Foto: Divulgação
O Portal de Prefeitura obteve informação com exclusividade que a primeira-dama, Janja Lula da Silva, vai realizar uma visita a comunidades marisqueiras da região do Litoral Norte de Pernambuco, na cidades de Itapissuma e Igarassu, no Grande Recife. A agenda busca dialogar com as marisqueiras da região, em um momento de escuta ativa do governo federal com as comunidades locais.
Janja será acompanhada do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, nos dias 12 e 13 de agosto.
Ela e os ministros também poderão conhecer iniciativas que estão mudando a realidade das marisqueiras, como o projeto Biofabrica - "Sustentabilidade e Valorização da Cadeia de Ostras e Mariscos no Nordeste", realizado pelo MPA em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), e o projeto de beneficiamento da casca do sururu.
Na oportunidade, também serão entregues, em Itapissuma (PE), computadores a representantes das Colônias de Pescadores e Pescadoras do estado. A ação faz parte de uma parceria com o Programa Computadores para Inclusão, realizado pelo Ministério das Comunicações (MCom).
As comunidades de marisqueiras são exemplos de sustentabilidade, associativismo e cooperativismo, sendo lideradas por mulheres. Elas promovem iniciativas inovadoras, que contribuem para geração de renda e a oferta de alimentos na região.
Terça-feira, 12 de agosto
10h30: Visita a Creche Municipal Tia Nai (Iguarrasu-PE)
11h30: Visita a Colônia de Pesca Z10 (bate-papo com marisqueiras, exibição do documentário Pescadoras de Direitos, apresentação do Projeto Bioindústria de transformação de resíduos de mariscos) - (Itapissuma-PE)
13h30: Passeio na orla de Itapissuma/Canal de Santa Cruz
2
18:05, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.
Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.
Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
mais notícias
+