Ação de limpeza em canais e rios de Jaboatão Foto: PAULA JANAINY/PMJG
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes informou que segue nas ações preventivas para minimizar os impactos das fortes chuvas que atingem o município desde o início de maio. Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a gestão vem intensificando os serviços de limpeza, desobstrução e manutenção de canais e rios em diversos pontos da cidade.
Na sexta-feira, 8 de maio, equipes da Prefeitura realizaram uma grande ação de limpeza no Canal Alcides Zloccowick, localizado no bairro de Candeias. O trabalho contou com a utilização de máquinas pesadas, como retroescavadeiras e caminhões-caçamba, para execução dos serviços de macrodrenagem, retirada de resíduos e desobstrução do trecho fluvial.
A iniciativa integra o conjunto de ações que antecedem a Operação Inverno 2026, fortalecendo o trabalho preventivo desenvolvido pela gestão municipal para reduzir riscos de alagamentos, melhorar o escoamento da água e garantir mais segurança para a população durante o período chuvoso.
Durante a operação, cerca de uma tonelada de detritos foi retirada do canal, entre lama, lixo domiciliar, entulhos e outros materiais descartados de forma irregular.
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, destacou a importância da manutenção contínua dos canais da cidade:
Essa ação vai além da limpeza dos canais. Ela representa cuidado com a saúde, segurança e qualidade de vida da população. Sabemos que o acúmulo de água e lixo durante o período chuvoso pode provocar transtornos, dificultar o acesso das comunidades e aumentar o risco de doenças. Nosso compromisso é agir preventivamente para proteger as pessoas”, afirmou.
Moradora da área próxima ao canal, Ana Maria Regina, de 52 anos, comemorou a realização dos serviços. “Essa limpeza é muito importante para todos nós que moramos aqui perto. Em períodos de chuva forte, o acesso fica muito difícil quando o canal está cheio de lixo e lama. Agora ficamos mais tranquilos sabendo que houve esse cuidado e que teremos menos transtornos”, relatou.
1
3
4
11:56, 13 Set
28
°c
Fonte: OpenWeather
A abertura do período de ensaios começou na última segunda-feira (07) e tudo transcorreu dentro da normalidade.
Operação terá 477 lançamentos das forças de segurança, com drones, helicóptero e reconhecimento facial em Boa Viagem.
Três policiais estavam no veículo, foram socorridos e permanecem em acompanhamento médico, segundo a corporação.
mais notícias
+