Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Irmã Babate, vice-prefeita de Jaboatão dos Guararapes, morre aos 73 anos

Josabete Maria da Silva era professora e ex-vereadora. A morte foi confirmada pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes neste domingo (25); velório será realizado em Cavaleiro.

25 de outubro de 2026 às 08:19   - Atualizado às 11:25

Irmã Babate, vice-prefeita de Jaboatão dos Guararapes, morre aos 73 anos

Irmã Babate, vice-prefeita de Jaboatão dos Guararapes, morre aos 73 anos Foto: Reprodução /Redes Sociais

A vice-prefeita de Jaboatão dos Guararapes, Irmã Babate (PL), morreu na manhã deste domingo, 25 de outubro, aos 73 anos. A informação foi confirmada pela Prefeitura do município, na Região Metropolitana do Recife, por meio de uma nota de pesar. A morte também foi lamentada pelo prefeito Mano Medeiros (PSD).

Conhecida pela atuação na educação, na vida religiosa e nas causas sociais, Irmã Babate construiu uma trajetória de mais de três décadas como professora, além de ter exercido mandato como vereadora antes de assumir a vice-prefeitura.

Em nota, a administração municipal destacou a contribuição da gestora para a educação e para a população de Jaboatão dos Guararapes, ressaltando sua dedicação ao ensino, ao acolhimento das pessoas e ao trabalho comunitário.

O prefeito Mano Medeiros também manifestou solidariedade aos familiares e amigos. Ao recordar a convivência com a vice-prefeita, ele destacou o compromisso e a dedicação dela ao município.

Trajetória política e atuação em Jaboatão

Irmã Babate, nome pelo qual Josabete Maria da Silva era conhecida publicamente, foi eleita vice-prefeita de Jaboatão dos Guararapes em 2024, na chapa encabeçada por Mano Medeiros.

Antes de chegar ao cargo, atuou como vereadora e manteve participação em iniciativas voltadas à educação, à assistência social e à valorização da presença feminina na política.

Em abril de 2025, ela assumiu interinamente a Prefeitura durante o período de afastamento do titular. A passagem pelo comando municipal marcou sua atuação na administração pública da cidade.

Sua trajetória também foi associada à atuação religiosa e ao trabalho junto às comunidades, características destacadas nas manifestações de pesar divulgadas após a confirmação da morte.

Internação e informações sobre a morte

No início de outubro, Irmã Babate foi hospitalizada para a realização de um procedimento médico. Em comunicado divulgado no dia 10 daquele mês, a informação era de que ela apresentava quadro clínico estável e permanecia sob acompanhamento médico.

Até a divulgação das primeiras informações sobre o falecimento, a Prefeitura não havia detalhado oficialmente a causa da morte.

A notícia provocou manifestações de pesar de autoridades políticas e de pessoas que acompanharam a atuação da vice-prefeita no município.

Velório e sepultamento de Irmã Babate

De acordo com as informações divulgadas pelo prefeito Mano Medeiros, o velório de Irmã Babate está previsto para este domingo (25), a partir das 16h, na Assembleia de Deus de Cavaleiro, localizada na Avenida Agamenon Magalhães, em frente ao Colégio Murilo Braga, em Jaboatão dos Guararapes.

O sepultamento está previsto para segunda-feira (26), às 12h, no Cemitério Parque das Flores, no Recife.

Irmã Babate deixa cinco filhos, seis netos e duas bisnetas, além de familiares, amigos e pessoas que acompanharam sua trajetória na educação, na política e na vida religiosa.

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes manifestou condolências aos familiares e destacou que os ensinamentos e a contribuição da vice-prefeita permanecem na história do município.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:48, 25 Out

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concursos e seleções em Pernambuco.
Oportunidades

Concursos e seleções em Pernambuco reúnem 3.560 vagas com salários de até R$ 13,5 mil

As atrativas contemplam profissionais com escolaridade de níveis fundamental, médio, técnico e superior, em diferentes áreas de atuação.

Bombeiros em praia.
Situação

Bombeiros suspendem buscas por barraqueiro que desapareceu no mar de Boa Viagem, no Recife

Rafael Vitor Correia da Silva, de 28 anos, sumiu após ajudar a salvar uma turista que se afogava na praia; buscas serão retomadas neste domingo (25).

Muro construído na praia do Pontal de Maracaípe.
Processo

Justiça suspende novamente retirada de muro no Pontal de Maracaípe, em Ipojuca

Ibama confirmou a nova decisão judicial, mas informou que ainda não recebeu a sentença com os detalhes da determinação.

mais notícias

+

Newsletter