Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Inscrições para tirar a CNH gratuita no Recife começam nesta quarta-feira (10); saiba como fazer

Ao todo, o programa prevê 3 mil vagas, que serão distribuídas de forma escalonada ao longo das próximas etapas.

Cami Cardoso

10 de dezembro de 2025 às 08:02   - Atualizado às 08:22

CNH

CNH Foto: Freepik

A Prefeitura do Recife publicou, no sábado, 6 de novembro, no Diário Oficial do Município, o primeiro edital do Programa CNH Social Recife, iniciativa instituída pela Lei Municipal nº 19.428/2025 e executada pela Secretaria de Assistência Social (SAS) e pela Secretaria de Transformação Social, Ciência e Tecnologia (SECTI).

Ao todo, o programa prevê 3 mil vagas, que serão distribuídas de forma escalonada ao longo das próximas etapas. A política garante carteira de habilitação gratuita às pessoas inscritas no CadÚnico, com foco na inclusão social, na redução de desigualdades e na ampliação do acesso ao emprego e à renda.

Nesta primeira edição, são oferecidas 300 vagas, distribuídas entre as categorias A, B e mudança de categoria, todas já com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada), facilitando a entrada dos beneficiários no mercado de trabalho, especialmente em serviços de entrega e transporte por aplicativo.

  • 125 vagas para motociclistas;
  • 125 para condutores de automóvel;
  • 50 para mudança de categoria.

São 125 vagas para motociclistas, 125 para condutores de automóvel e 50 para mudança de categoria, priorizando moradores do Recife inscritos no CadÚnico. A secretária de Assistência Social, Pâmela Alves, reforça os critérios definidos pelo edital.

Recebem pontuação maior pessoas com deficiência, mulheres chefes de família, pais e mães atípicos, pessoas desempregadas e trabalhadores de aplicativo. Também estabelecemos a reserva de 10% das vagas para pais e mães atípicos, garantindo que famílias que exercem cuidados permanentes tenham prioridade.

Veja Também

O programa custeará todas as taxas do DETRAN, além de exames médicos e psicotécnicos, formação teórica e prática e um reteste gratuito, eliminando barreiras financeiras que historicamente impedem muitas pessoas de acessar a habilitação. Os beneficiários também terão acesso a capacitação em informática e conteúdos de trânsito, fortalecendo competências essenciais para trabalho e inclusão digital.

As inscrições já estão abertas e seguem até 26 de dezembro. O processo deve ser feito exclusivamente pela plataforma Conecta Recife, por meio do banner do programa. E para concorrer às vagas os candidatos precisam atender a alguns requisitos:

  • Morar no Recife;
  • Ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) com cadastro atualizado há, no máximo, 24 meses;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Ser alfabetizado;
  • Atender aos requisitos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para a categoria pretendida;
  • Possuir documentos de identificação válidos (RG e CPF).

A plataforma permitirá o envio dos documentos necessários e o acompanhamento das etapas do processo. O programa contará ainda com painel público de indicadores, garantindo transparência em relação a vagas, inscrições, matrículas e resultados.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:14, 06 Mar

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Cantor Roberto Carlos.
Apresentação

Roberto Carlos é confirmado no São João de Caruaru 2026 e fará show no Dia dos Namorados

O palco escolhido para o espetáculo será o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. O espaço funciona como o centro das grandes apresentações do evento.

Raquel Lyra segurando bandeira de Pernambuco.
Iniciativa

Raquel Lyra lança projeto com releitura do Hino de Pernambuco em ritmos da cultura local

Os cantores Petrúcio Amorim e Nena Queiroga apresentou as novas versões da obra.

Felipe Andrade confirma permanência no PSD e anuncia pré-candidatura a deputado estadual.
Eleição

Vice-prefeito de Paulista, Felipe Andrade, confirma pré-candidatura a deputado estadual pelo PSD

O pré-candidato é o atual presidente do PSD em Paulista e foi coordenador, no município, da campanha vitoriosa de Raquel Lyra nas eleições de 2022.

mais notícias

+

Newsletter