Cápsula balística. Foto: Reprodução/G1
O Instituto Fogo Cruzado registrou 120 tiroteios ou disparos de arma de fogo no Grande Recife em setembro de 2024, uma queda de 27% em comparação ao mesmo mês de 2023, que teve 164 ocorrências. Desses tiroteios, 97% resultaram em mortos e/ou feridos, com 136 pessoas baleadas no total. Dentre as vítimas, 106 morreram e 30 ficaram feridas.
O número de mortos também caiu 18% em comparação com setembro de 2023, quando 130 pessoas perderam a vida. Já o número de feridos apresentou uma redução de 33%, com 45 feridos no ano anterior contra 30 em setembro de 2024.
Em relação a agosto de 2024, que contabilizou 145 tiroteios, setembro registrou uma redução de 17% no número de confrontos, 11% menos mortos e 42% menos feridos. Em agosto, 171 pessoas foram baleadas, com 119 mortes e 52 feridos.
Dos 106 mortos em setembro, 99 eram homens e sete mulheres. Entre os feridos, 24 eram homens, quatro mulheres, um homem trans, e uma pessoa teve o gênero não identificado. A maior parte dos mortos eram negros (51), 20 eram brancos, e 35 não tiveram a cor/raça identificada.
De janeiro a setembro de 2024, a Região Metropolitana do Recife contabilizou 1.368 tiroteios, com 1.535 pessoas baleadas. Dessas, 1.109 morreram e 426 ficaram feridas. Em comparação com o mesmo período de 2023, houve um aumento de 2% nos tiroteios e estabilidade no número de mortos, com os feridos apresentando um crescimento de 2%.
São Lourenço da Mata registrou um aumento significativo nos tiroteios, passando de quatro, em setembro de 2023, para 13 em 2024. O número de vítimas baleadas também cresceu de cinco para 14, com 12 mortos e dois feridos neste ano.
Ana Maria Franca, coordenadora regional do Instituto Fogo Cruzado, destacou a necessidade urgente de políticas públicas eficazes para combater a violência na região.
"Os dados apontam para uma situação preocupante que precisa ser enfrentada com planejamento e inteligência", afirmou.
3
04:17, 22 Set
26
°c
Fonte: OpenWeather
A intervenção entrou na fase com a utilização de uma escavadeira hidráulica, que será responsável pela retirada da estrutura restante do imóvel.
Obra contempla 1,04 quilômetro da Avenida João Pereira de Oliveira, no bairro de Engenho Maranguape.
Diante da decisão, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco convocou os empregados da Caixa para um ato nesta terça (22), às 9h, em frente à Caixa Edifício-Sede.
mais notícias
+