Governo de Pernambuco vai retomar monitoramento de incidentes de tubarão. Foto: Divulgação
O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (CEMIT) se posicionou sobre a morte de um adolescente de 13 anos por mordida de tubarão na Praia de Del Chifre, em Olinda, na tarde desta quinta-feira, 29 de janeiro.
De acordo com o CEMIT, o incidente aconteceu durante o dia, em um trecho do litoral já classificado como área de risco para ataques de tubarão. O comitê informou que o animal envolvido provavelmente se tratava de um tubarão, mas a espécie ainda não foi identificada. O caso segue sob análise técnica, com base nos protocolos adotados para esse tipo de ocorrência no litoral pernambucano.
"O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (CEMIT), presidido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, confirmou um incidente no início da tarde desta quinta-feira (29), na Praia Del Chifre, em Olinda, por um animal marinho, provavelmente um tubarão com espécie a identificar. O incidente foi com um adolescente de 13 anos, que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
O CEMIT informa que estão instaladas 150 placas de sinalização sobre área sujeita a incidentes com tubarão no litoral de Pernambuco, das quais, 13 estão localizadas em Olinda e 4, especificamente, na praia de Del Chifre. A área é monitorada pelo CEMIT para registro de incidentes desde a década de 90 e é incluída no Decreto Estadual 21.402/99 com a finalidade de estabelecer interdição para práticas de atividades náuticas pelo seu alto risco de incidentes.
Representantes do Governo de Pernambuco estiveram no Hospital Tricentenário, em Olinda, para prestar apoio à família do adolescente e coletar mais informações sobre o caso.
Ao todo, a área costeira da Região Metropolitana do Recife e Arquipélago de Fernando de Noronha tem uma série de ações voltadas à educação ambiental, pesquisa e monitoramento de incidentes com tubarões em andamento, num investimento de mais de R$ 5 milhões. Dentre eles, a retomada do edital de monitoramento de tubarões, com microchipagem, na Região Metropolitana, após 11 anos."
1
4
03:19, 05 Mai
24
°c
Fonte: OpenWeather
As medidas abrangem recuperação de escolas, construção de barragens para contenção de cheias, política habitacional para famílias afetadas e obras de contenção de encostas e macrodrenagem.
Para o município, desde a tarde do domingo (3) foram encaminhados 700 colchões, 1400 lençóis, 38 kits de limpeza, 38 kits de higiene e 700 litros de água mineral
Entre as oportunidades disponibilizadas pelo Sine, 39 são destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência (PCD).
mais notícias
+