Pernambuco, 23 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo de Pernambuco inagura nova Cozinha Comunitária em Betânia e passa a contar com 311 unidades

O espaço conta com equipe composta por duas cozinheiras, uma auxiliar de cozinha e uma auxiliar de limpeza, além de coordenação e nutricionista.

Redação

24 de julho de 2026 às 11:46   - Atualizado às 11:48

Governo de Pernambuco inagura nova Cozinha Comunitária em Betânia.

Governo de Pernambuco inagura nova Cozinha Comunitária em Betânia. Foto: Aldamir Nogueira/Prefeitura de Betânia

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), inaugurou, na quinta-feira, 23 de julho, uma nova Cozinha Comunitária no município de Betânia. A unidade integra o Programa Bom Prato e é a quarta em funcionamento no município. Denominada Cozinha Comunitária Severino Pedro dos Santos, está localizada na Rodovia PE-340, km 9.

A unidade funciona das 10h às 17h, oferecendo diariamente jantar para famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas na região. Para assegurar o funcionamento do serviço e o preparo das refeições, o espaço conta com equipe composta por duas cozinheiras, uma auxiliar de cozinha e uma auxiliar de limpeza, além de coordenação e nutricionista que atendem ao conjunto das cozinhas comunitárias do município.

Para a secretária de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Andreza Pacheco, a nova unidade simboliza o compromisso do Estado com quem mais precisa. "Cada cozinha que inauguramos é uma resposta concreta à fome e à vulnerabilidade. Betânia ganha hoje mais um espaço de acolhimento e dignidade para as famílias que dependem desse apoio todos os dias", afirmou a secretária.

Com a inauguração da nova unidade, Pernambuco passa a contar com 311 cozinhas comunitárias em funcionamento. Desde 2023, o Programa Bom Prato já contabiliza mais de 29,1 milhões de refeições servidas em todo o estado.

Cada Cozinha Comunitária recebe um investimento inicial de R$ 50 mil para estruturação, além de um repasse mensal de R$ 20 mil destinado à manutenção das atividades, possibilitando a oferta diária de aproximadamente 200 refeições gratuitas para famílias em situação de vulnerabilidade social.

A cozinha leva o nome de Severino Pedro dos Santos, agricultor reconhecido na região pelo trabalho no campo e pela gentileza e sabedoria com que era lembrado pela comunidade. Ele morreu em um acidente enquanto se deslocava para trabalhar no corte de cana em Alagoas, e a unidade funciona justamente na casa onde ele morava.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:08, 23 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Processo seletivo para professor.
Prazo

Seleção de prefeitura em Pernambuco para Apoio Escolar com 35 vagas encerra inscrições nesta quinta (24)

O processo seletivo terá validade até 31 de dezembro de 2026. De acordo com as regras informadas, os contratos poderão ser prorrogados conforme a necessidade da Administração.

Professor Lupércio durante agenda de campanha.
Campanha

Lupércio relembra inauguração de UPA de Rio Doce e obras realizadas durante gestão em Olinda

Candidato a deputado estadual destacou atendimento 24 horas e intervenções realizadas no bairro.

César Ramos em agenda politíca em Igarassu
Agenda

César Ramos percorre ruas do Bom Retiro, em Igarassu, e amplia diálogo com moradores

O candidato ouviu demandas da população e apresentou propostas voltadas para Pernambuco e, especialmente, para os municípios que integram o Litoral Norte.

mais notícias

+

Newsletter