Pernambuco, 03 de Maio de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governadora vistoria ações emergenciais de reconstrução, após fortes chuvas em Goiana na Mata Norte

Na próxima terça-feira (5), a Raquel Lyra cumpre agenda em Brasília para solicitar recursos ao governo federal para restabelecimento da normalidade.

03 de maio de 2026 às 21:40   - Atualizado às 21:55

Governadora vistoria ações emergenciais de reconstrução, após fortes chuvas em Goiana na Mata Norte

Governadora vistoria ações emergenciais de reconstrução, após fortes chuvas em Goiana na Mata Norte Foto: Hesiodo Góes/Secom

Após dias de intensas chuvas na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata, o Governo de Pernambuco segue realizando operações emergenciais para reconstrução de áreas em municípios atingidos. Neste domingo, 3 de maio, a governadora Raquel Lyra (PSD), vistoriou os serviços de recuperação das estradas de acesso aos Engenhos Novo e Folguedo, na cidade de Goiana, e conversou com a população no local.

Mais cedo, a gestora comandou reunião no Recife com secretarias e órgãos do governo para dar continuidade às definições dos trabalhos. Na próxima terça-feira (5), a governadora cumpre agenda em Brasília para solicitar recursos ao governo federal para restabelecimento da normalidade.

No sábado (2), o governo decretou situação de emergência em 27 municípios afetados pelas inundações, com prazo de 180 dias.

“Estamos aqui em uma estrada vicinal na cidade de Goiana, junto com as comunidades de Engenho Novo e Folguedo. Temos dezenas de famílias ilhadas após as chuvas que atingiram Pernambuco. Já estamos com as máquinas trabalhando para restabelecer o direito de ir e vir da população e só vamos sair daqui quando concluirmos todas essas reconexões. E estamos com muitos outros serviços para reconstruir perdas, como entregas de colchões e kits de limpeza. Vamos continuar trabalhando incansavelmente para restabelecimento da normalidade da vida das pessoas”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Em uma estrada de Goiana, a atuação do Governo de Pernambuco foi intensificada após demandas apresentadas pela população ainda na manhã de hoje. Durante a vistoria, a chefe do Executivo estadual verificou o trabalho de equipes sendo realizado com cinco equipamentos, entre caminhões e retroescavadeiras, destinados à recuperação das estradas de acesso aos Engenhos Folguedo e Novo.

Veja Também

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Os danos foram provocados pelo transbordamento de um açude na Usina Maravilha, que comprometeu a infraestrutura viária e isolou comunidades.

"Goiana foi a cidade mais afetada pelas fortes chuvas que atingiram Pernambuco nos últimos dias. Hoje, estamos com máquinas trabalhando para recuperar os acessos aos povoados que estão isolados da sociedade. O Governo de Pernambuco está chegando na maior velocidade possível a esses locais para atender a quem mais precisa”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Ribeiro. 

Ajuda humanitária

Mais de 7,6 mil itens de ajuda humanitária já foram entregues pela gestão estadual como parte das ações emergenciais desde o dia 1º. As entregas contemplam itens essenciais, como colchões, itens de higiene e limpeza. As equipes técnicas seguem mobilizadas em todo o Estado, realizando o monitoramento das áreas de risco.

"No depósito da Defesa Civil, o Governo de Pernambuco mantém um estoque permanente para atender pelo menos 6 mil pessoas em situação de emergência. No antigo galpão não cabiam nem 500 colchões. Com as ocorrências deste final de semana uma parte desse estoque já seguiu para os municípios que estão solicitando ajuda”, ressaltou a vice-governadora Priscila Krause.

Canal do Fragoso

O Governo de Pernambuco está realizando uma força-tarefa emergencial coordenada com a mobilização de 42 equipamentos - entre escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras e caçambas volantes – que aceleram a retirada de sedimentos e baronesas no Canal do Fragoso, em Olinda. O trabalho tem o objetivo de otimizar o escoamento das águas.

Até o momento, o Estado de Pernambuco contabilizou, através do Corpo de Bombeiros, o resgate de 814 pessoas, sendo 808 pessoas com vida e seis óbitos. Em paralelo, a Defesa Civil registrou 1.632 pessoas desabrigadas, além de 7.908 pessoas desalojadas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:38, 03 Mai

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Missionária Michele Collins e o ex-prefeito do Recife, João Campos.
Recife

Michele Collins cobrou quatro vezes obra de contenção antes de deslizamento que matou mãe e filhos

"É revoltante saber que essa tragédia poderia ter sido evitada. Fizemos o nosso papel", disse a missionária.

Governadora Raquel Lyra.
Articulação

Governadora vai a Brasília para reforçar parceria e ações com Governo Federal sobre as chuvas

Raquel Lyra está em busca recursos para obras de prevenção de desastres após o estado ser atingido por fortes chuvas

Defesa Civil de Pernambuco realizando resgate em área alagada.
Balanço

Chuvas: Pernambuco registra 1.601 pessoas desabrigadas e 1.389 pessoas desalojadas

O órgão informou que segue monitorando permanentemente a situação e mantém equipes mobilizadas em todas as regiões afetadas, atuando na assistência às famílias

mais notícias

+

Newsletter