Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governadora Raquel Lyra marca presença no 46° desfile do Galo da Madrugada

A gestora acompanhada de sua vice comprimentou os foliões e destacou o sucesso da festa "O Carnaval de Pernambuco é o mais democrático do Brasil''.

01 de março de 2025 às 17:30   - Atualizado às 17:48

Governadora Raquel Lyra marca presença no 46° desfile do Galo da Madrugada

Governadora Raquel Lyra marca presença no 46° desfile do Galo da Madrugada Foto: Hesíodo Góes/Secom

Neste Sábado de Zé Pereira, 1º de março, a governadora Raquel Lyra marcou presença no 46° desfile do Galo da Madrugada, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause e de diversas autoridades estaduais.

Sobretudo, o dia começou com o tradicional café da manhã no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José.

Veja Também

Contudo, a governadora seguiu para cumprimentar o efetivo responsável pela segurança do evento, reforçando a importância de um Carnaval seguro e bem planejado para os foliões.

Depois, a gestora caminhou até o Camarote Oficial do Galo, onde interagiu com a multidão.

"O Carnaval de Pernambuco é o mais democrático do Brasil. Vemos todas as pessoas se divertindo no chão, no camarote, no trio elétrico, em cima da varanda. É muito legal acompanhar essa festa tomando conta das ruas neste dia de Galo da Madrugada. Estamos em festividade desde a última quinta-feira, quando foi aberto oficialmente o Carnaval de Pernambuco 2025''.

A governadora destacou a empolgação da população com blocos de rua durante o ano passado

''Na verdade, desde setembro do ano passado essa festa vem com bloco na rua. Pelo Governo do Estado, estamos investindo através do festival Pernambuco Meu País, patrocinando e incentivando o Carnaval em mais de 70 municípios pernambucanos. São mais de R$ 50 milhões investidos, dos quais mais de 80% em movimentos e apresentações da cultura popular de Pernambuco", afirmou a governadora Raquel Lyra.

Presente na comemoração, a vice-governadora Priscila Krause também ressaltou o trabalho do festival Pernambuco Meu País no Carnaval em reforçar a disseminação da cultura pernambucana e dar continuidade à valorização dos artistas locais.

Fala de Priscila

“Pernambuco é o destino mais procurado pelas pessoas neste Carnaval. E vimos uma demonstração disso quando chegamos em Olinda na quinta-feira. E hoje, aqui, nesta apoteose que é o Galo da Madrugada, a festa segue com toda a sua grandiosidade”, disse.

Sendo assim, o bloco carnavalesco tomou conta das ruas do Centro do Recife neste sábado, arrastando uma multidão ao som do frevo e celebrando a riqueza da cultura pernambucana.

O evento deste ano trouxe como tema "Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval".

Assim sendo, para celebrar essa temática, seis alegorias foram destaque no desfile, incluindo o abre-alas: uma escultura do Galo de 4,5 metros de altura.

Alegorias

As alegorias, assinadas pelo artista plástico Sandro Nóbrega, homenagearam personagens e tradições do carnaval pernambucano, do Sertão ao Litoral, incluindo la ursa, papangus, caboclos de lança e passistas de frevo.

Conforme a secretária de Cultura, Cacau de Paula, a celebração reforça a pluralidade cultural do estado.

“Este ano o Galo traz a história das mais diversas manifestações populares em todo o estado e estamos mais uma vez aqui presentes, apoiando esse grande bloco que leva as imagens de Pernambuco para o Brasil e para o mundo''.

Cacau ressaltou também como o desfile do Galo é popular mundo a fora.

''São mais de 150 países que recebem essas imagens do nosso Galo, da nossa cultura, da nossa alegria”, afirmou a secretária.

Sendo assim, neste ano, o Governo de Pernambuco incentivou o Galo da Madrugada, além de ter promovido apoio ao bloco e ao trio elétrico da Secretaria da Mulher no Galo, para promoção da campanha “Tem que ter Consentimento. Tem que Respeitar”, que distribuiu materiais informativos e orientou os foliões sobre os direitos das mulheres e as leis que garantem proteção contra a violência de gênero.

Segurança

Sobretudo, a segurança também foi um ponto central da festa, com reforço de policiamento e tecnologia para monitoramento dos polos carnavalescos.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, foram feitos 68.220 lançamentos de efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil durante esse período carnavalesco.

Além disso, foram instaladas 47 câmeras de monitoramento com visão 360º para identificar qualquer eventualidade e garantir um carnaval tranquilo para todos.

“Hoje, só para o Galo da Madrugada, temos 4.661 policiais e bombeiros para fazer a segurança, e durante todo o Carnaval serão mais de 68 mil policiais de bombeiros lançados no estado. E a segurança não é só em Recife, não é só em Olinda, vai para o interior do estado também, então a SDS e o Governo do Estado estão trabalhando para fazer um Carnaval seguro para todos”, disse o secretário.

Portanto, na noite da última sexta-feira, 28 de fevereiro, a governadora, acompanhada de secretários do governo, também acompanhou os festejos no Recife, no Marco Zero.

A gestora cumprimentou o público pelas ruas do Bairro do Recife.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:52, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter