Em 2025, o governo estadual investe mais de R$ 54 milhões na festa, garantindo um incentivo às atrações artísticas, segurança e infraestrutura.
27 de fevereiro de 2025 às 17:30 - Atualizado às 17:37
Raquel Lyra com crianças no Carnaval Foto: Miva Filho/Secom
Prestigiando a programação do maior e melhor Carnaval do mundo, a governadora Raquel Lyra cumpre extensa agenda em todas as regiões do Estado durante o período momesco.
Desde já, em 2025, o Governo de Pernambuco investe mais de R$ 54 milhões na festa, garantindo que não falte incentivo às atrações artísticas, segurança e toda a infraestrutura necessária para que pernambucanos e turistas aproveitem a folia desde o Litoral até o Sertão.
Contudo, a gestora inicia a sua participação nos festejos já nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, às 18h, durante a abertura do Carnaval de Olinda.
No Sábado de Zé Pereira 1º de Março, a governadora marcará presença no maior bloco carnavalesco do planeta, o Galo da Madrugada, que arrasta uma multidão no Centro do Recife.
No domingo, 2 de março, Raquel Lyra prestigia o Carnaval de Bezerros, no Agreste do Estado, onde nasceram os Papangus.
Já na segunda-feira, 3 de março, pela manhã ela acompanha a apresentação de grupos de Maracatu de Baque Solto em Nazaré da Mata e à tarde curte a folia na Casa da Rabeca, em Olinda.
Assim sendo, na terça, 4 de março, a governadora visita três municípios do interior: Aliança, na Mata Norte, Pesqueira, no Agreste, e Triunfo, no Sertão, terra dos Caretas.
AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA
Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
18h - Abertura do Carnaval de Olinda
Local: Praça do Carmo, Olinda-PE
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social, anunciou que em 2025, pela primeira vez, a folia contará com 13 portais de controle de acesso, além de um sistema de videomonitoramento, garantindo um ambiente mais seguro para todos.
Portanto, os portais estarão estrategicamente distribuídos nos acessos ao Galo da Madrugada, ao Sítio Histórico de Olinda e nas pontes que levam ao Bairro do Recife.
Contudo, no Sítio Histórico de Olinda, serão instalados nove portais, alguns equipados com câmeras de reconhecimento facial, capazes de identificar pessoas com mandados de prisão em aberto e fortalecer o policiamento preventivo.
“Nosso objetivo é impedir a entrada de objetos proibidos e ilícitos nos principais polos do Carnaval, incluindo armas de fogo, armas brancas, drogas e itens perigosos, como garrafas de vidro, tesouras, facas, estiletes, ferramentas e fogos de artifício”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, em coletiva realizada na última terça-feira, 25 de fevereiro.
2
03:25, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+