Raquel Lyra durante coletiva de imprensa. Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura
Aconteceu no final da manhã desta quinta-feira, 10 de outubro, a formatura da primeira turma do Qualifica PE, programa em parceria do governo de Pernambuco e o grupo S, que é composto pelo Senai, Senac e Sebrae. Estiveram presentes figuras políticas como a governadora Raquel Lyra (PSDB), a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), o deputado federal Mendonça Filho (União Brasil), o secretário de Turismo Paulo Nery, além de Amanda Aires, secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), pasta que idealiza o projeto.
Em declaração à imprensa, a governadora falou sobre o aumento no número de empregos no mês de agosto. Além disso, Raquel Lyra destacou que o programa busca qualificar os profissionais para o mercado de trabalho. (confira o vídeo abaixo)
"É assim que a gente acredita que vai transformar a história do Pernambuco, garantindo geração de mais oportunidades de trabalho. Já conseguimos avançar nisso quando o Pernambuco figura como o primeiro estado norte-nordeste a mais gerar emprego no mês de agosto. Muito feliz hoje de estarmos na primeira formatura da turma do Qualifica Pernambuco. É um programa que temos para trabalhar qualificação empreendedora e qualificação técnica para a nossa gente. Hoje a gente está aqui presentes com jovens estudantes de escola técnica, mas também com pessoas mais experientes que não tenham oportunidade de trabalho nem de qualificação profissional. É assim que a gente acredita que vai transformar a história do Pernambuco, garantindo geração de mais oportunidades de trabalho. Já conseguimos avançar nisso quando o Pernambuco figura como o primeiro estado norte-nordeste a mais gerar emprego no mês de agosto e a gente, aqui tem 450 pessoas, nesse conjunto de turmas que a gente forma neste momento, são mais de 5 mil pessoas que estão qualificadas com diploma do sistema S, Senais, Sebrae, Senac. Para poder buscar a sua oportunidade de trabalho ou abrir o seu próprio negócio", destacou Raquel Lyra
A governadora Raquel Lyra ainda comentou sobre o anúncio, feito nesta quinta-feira, 10 de outubro, da nova escola técnica que será construída na antiga fábrica Tacaruna, localizada entre as cidades de Recife e Olinda. Ela também destacou o novo Liceu em Pernambuco, que foi anunciado também nesta quinta (10).
"Ontem anunciamos a fábrica Tacaruna será uma escola técnica e um centro de formação de professores. A fábrica Tacaruna é um equipamento histórico que faz parte da paisagem de Recife e Olinda. A gente vai restaurar o prédio e garantir uma nova escola técnica que trabalhará na área de turismo, gastronomia e hotelaria. Hoje a gente lançou também o novo Liceu em Pernambuco que fica aqui no Recife. É uma nova escola técnica que compõe as 15 escolas técnicas que iremos lançar no estado de Pernambuco até 2026. Essa escola técnica a gente está entregando para a Universidade Católica cerca de 30 milhões de reais para a reforma e requalificação do prédio e preparo para receber os nossos alunos e vai estar voltada para a economia criativa, para a tecnologia. Acreditamos muito que esse é o caminho que a gente vai permitir que as nossas pessoas possam ser mais felizes e garantir oportunidade de trabalho para todos", completou.
Confira o vídeo:
Lançado em maio deste ano, o maior e mais completo programa de qualificação de Pernambuco é dividido nas categorias Qualifica Trabalho e Qualifica Empreendedor, ambas com aulas ministradas pelo Sebrae, Senac e Senai. Até o fim de 2024, o Qualifica PE vai chegar em quase 70 cidades do Estado, do Litoral ao Sertão. A projeção é que, até o fim de 2026, o programa tenha levado os cursos para a totalidade dos municípios pernambucanos e contemplado cerca de 150 mil pessoas com alguma das qualificações de Trabalho ou Empreendedora. Os interessados poderão se inscrever nos cursos através do site sedepe.pe.gov.br.
2
02:07, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+