Pernambuco, 04 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Garanhuns: gestão Sivaldo Albino fortalece ações de letramento racial na Rede Municipal de Ensino

O evento reuniu gestores escolares, educadores, representantes institucionais e comunidade em um momento marcado pela valorização da identidade, da memória e da diversidade cultural

Romildo Lacerda

15 de maio de 2026 às 18:05   - Atualizado às 18:06

Lançamento do Programa de Letramento Racial

Lançamento do Programa de Letramento Racial Foto: Vinicius Vilela

A Secretaria de Educação de Garanhuns realizou nesta terça-feira, 12 de maio, o Seminário de Lançamento do Programa de Letramento Racial, iniciativa que amplia e fortalece as ações de educação antirracista já desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino.

O programa é realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Garanhuns, a Athena Consultoria Institucional em Letramento Racial e o Instituto Alpargatas.

O evento reuniu gestores escolares, educadores, representantes institucionais e comunidade escolar em um momento marcado pela valorização da identidade, da memória e da diversidade cultural. A abertura contou com apresentações culturais dos estudantes da Escola Batista da Esperança e dos integrantes do Grupo Obá Ayê, da Comunidade Quilombola Estivas.

Durante o seminário, foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre as instituições parceiras, consolidando o compromisso conjunto com a promoção de práticas pedagógicas antirracistas e com a construção de uma educação mais inclusiva e representativa. O encontro também contou com a participação da Dra. Letícia Pereira, pesquisadora do Observatório ODS 18, que contribuiu com reflexões sobre equidade racial e educação.

A iniciativa fortalece o percurso do projeto “Entre histórias e memórias: a identidade do lugar onde estou”, desenvolvido nas escolas, creches e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal, promovendo o diálogo entre escola, território, ancestralidade e pertencimento.

Veja Também

O programa representa mais um avanço no fortalecimento das políticas educacionais do município, ampliando formações, estratégias pedagógicas e ações voltadas à valorização da história e da cultura afro-brasileira dentro das unidades de ensino.

Prefeito Sivaldo Albino assina Ordem de Serviço para retomada das obras do Cristo do Magano

Em solenidade prestigiada na Prefeitura de Garanhuns, nesta quinta-feira, 14 de maio, o prefeito Sivaldo Albino assinou novas Ordens de Serviço para a execução de mais obras de infraestrutura e requalificação urbana em diversos pontos da cidade.

As ações contemplam a requalificação da Praça João Silva Souto, no bairro Heliópolis; a construção de uma praça entre as ruas Francisca Amaral Tinô, Belém e Estácio de Sá, na Boa Vista; além da pavimentação com drenagem pluvial de 15 ruas em diferentes bairros do município.

Durante a solenidade, também foi autorizada a retomada das obras de requalificação do Mirante do Cristo do Magano e da construção do Centro de Cultura e Artes de Garanhuns.

Os equipamentos são considerados estratégicos para o fortalecimento do turismo, da cultura e da valorização dos espaços públicos da cidade.

As obras somam quase R$ 8 milhões em recursos e devem começar nos próximos dias. As intervenções fazem parte do cronograma de ações da gestão municipal voltadas à melhoria da infraestrutura urbana, mobilidade, lazer e ampliação dos espaços de convivência da população.

O prefeito Sivaldo Albino ressaltou a importância das ações para o desenvolvimento da cidade.

“São obras que vão melhorar a vida da população, garantindo mais infraestrutura, lazer e valorização dos nossos espaços públicos. Estamos avançando com trabalho e compromisso em todas áreas de Garanhuns”, afirmou.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:28, 04 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Policiais militares de Pernambuco.
Atuação

Polícia Militar mobiliza 65 policiais e 30 viaturas em operação na Zona Norte do Recife

Ação do 11º BPM percorreu bairros como Macaxeira, Dois Unidos e Morro da Conceição e integra as operações Top Five e Eleições.

Homens armados invadem casa de candidato a deputado estadual.
Invasão

Candidato a deputado estadual, Batista Cabral, tem casa invadida por homens armados

Suspeitos arrombaram a entrada do imóvel e levaram equipamentos eletrônicos; câmeras de segurança podem ajudar na identificação do grupo.

Concurso Polícia Civil de Pernambuco.
Remunerações

Concurso da Polícia Civil de Pernambuco com 1.315 vagas oferece salários de até R$ 13.560

O total de oportunidades está distribuído entre três cargos: 1.200 para agente de polícia, 70 para escrivão e 45 para delegado.

mais notícias

+

Newsletter