Pernambuco, 05 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ganhe o Mundo oferece 2 mil vagas para intercâmbio em cinco países; veja como se inscrever

O processo de seleção será dividido em três fases: verificação dos critérios exigidos, provas objetiva e subjetiva e uma entrevista psicossocial

Romildo Lacerda

23 de maio de 2026 às 12:51   - Atualizado às 12:52

Raquel Lyra e estudantes da rede estadual de ensino

Raquel Lyra e estudantes da rede estadual de ensino Foto: Divulgação

Os estudantes da rede estadual de ensino de Pernambuco já podem se inscrever em mais uma edição do programa Ganhe o Mundo, iniciativa do Governo do Estado que oferece bolsas de intercâmbio para alunos do ensino médio estudarem no exterior. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 2 mil vagas, distribuídas entre países de língua inglesa e espanhola.

As inscrições seguem abertas até o dia 16 de junho e devem ser realizadas pela internet, conforme as regras previstas no edital do programa. Nesta edição, os candidatos poderão escolher entre os idiomas inglês ou espanhol, além de indicar o país de preferência para o intercâmbio.

Entre os destinos disponíveis estão Argentina, Espanha, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. Segundo o governo estadual, os alunos com melhor desempenho ao longo do processo seletivo terão prioridade na definição do país onde irão estudar.

O processo de seleção será dividido em três fases. A primeira etapa consiste na verificação dos critérios exigidos no edital. Em seguida, os candidatos passarão por provas objetiva e subjetiva, marcadas para o dia 5 de julho. Por fim, os estudantes classificados participarão de uma entrevista psicossocial.

Do total de oportunidades, 1.400 vagas serão destinadas aos alunos que escolherem estudar inglês, com intercâmbios previstos para Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Já as outras 600 vagas contemplam os estudantes que optarem pelo espanhol, com embarques para Argentina e Espanha.

Veja Também

O programa também garante uma distribuição mínima de vagas em todo o estado. Cada um dos 184 municípios pernambucanos e o Arquipélago de Fernando de Noronha terão pelo menos duas oportunidades asseguradas, sendo uma para cada idioma ofertado.

Os estudantes selecionados irão cursar um semestre letivo em escolas de ensino médio no exterior. O período de intercâmbio pode durar até 18 semanas, dependendo do calendário acadêmico do país escolhido.

Além das despesas educacionais, o Governo de Pernambuco também oferece bolsas de manutenção para auxiliar os alunos durante a estadia fora do Brasil, garantindo suporte financeiro ao longo do intercâmbio.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:18, 05 Set

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Desfile de 7 de setembro no Recife, em 2023.
Evento

No Recife, 36 escolas da Rede Estadual de Pernambuco participam de desfile cívico de 7 de Setembro

A mobilização da Secretaria de Educação (SEE) reunirá cerca de 2.400 pessoas, incluindo estudantes, professores, maestros, coreógrafos e equipes de apoio. 

Reunião da Prefeitura de Olinda.
Reunião

Prefeitura de Olinda reforça planejamento para festivais e início dos ensaios carnavalescos

Encontro reuniu secretarias municipais para definir estratégias de ordenamento, trânsito, segurança e atendimento ao público durante período de maior movimentação na cidade

Unidade Móvel do CadÚnico.
Serviço

Unidade Móvel do CadÚnico divulga programação de setembro no Recife; veja detalhes

A iniciativa completa um ano de atuação nos territórios e, nesse período, já soma 13.683 atendimentos realizados por meio do veículo.

mais notícias

+

Newsletter