Deputados da Frente Parlamentar em Defesa da Ferrovia Transnordestina no Estado de Pernambuco se reunirão em Araripina, no Sertão do Araripe, nesta sexta-feira, 10 de maio, para ouvir demandas locais e discutir o impacto do projeto no desenvolvimento regional.

A reunião foi proposta pela deputada Socorro Pimentel (UB), e aceita pelo deputado João Paulo (PT), coordenador da Frente Parlamentar na Alepe, que foi instalada com o objetivo de garantir a volta do trecho Salgueiro/Suape ao traçado original do projeto.

O Governo Federal incluiu a medida no Novo PAC, garantindo recursos, e, mais recentemente, anunciou a abertura do processo licitatório para escolha das empresas que atuarão nas obras. Iniciativa que vem sendo comemorada por Pernambuco, que retoma seu protagonismo na luta pela construção da ferrovia.

A reunião, aberta ao público, contará com a presença de autoridades locais, representantes da sociedade civil e empresários. Durante o encontro, serão debatidos temas como os desafios para conclusão do ramal que atende Pernambuco e as oportunidades que a Transnordestina trará para Araripina e região.

Governo de Pernambuco lança edital para escolha de empresa que vai construir ferrovia da Transnordestina no Estado

A governadora Raquel Lyra celebrou o lançamento do edital de contratação da empresa que irá elaborar o projeto executivo de engenharia para a implantação da Ferrovia Transnordestina no trecho entre Salgueiro, no Sertão, e o Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife.

O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial da União pela Infra S.A., empresa pública federal vinculada ao Ministério dos Transportes. A abertura das propostas está programada para 20 de maio. A obra está inclusa no pacote do Novo PAC no Estado e tem um valor estimado de R$ 24,8 milhões.

Ao todo, o Estado receberá R$ 91,9 bilhões, destinados a obras diversas, como recuperação de rodovias, conclusão de adutoras, retomada dos serviços na Refinaria Abreu e Lima e a inclusão do ramal Salgueiro-Suape no traçado da ferrovia.

Em fevereiro de 2023, pouco mais de um mês após assumir o Governo de Pernambuco, Raquel Lyra esteve em Brasília para tratar sobre a Transnordestina com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Em maio do ano passado, junto com a vice-governadora Priscila Krause, a governadora recebeu o ministro dos Transportes, Renan Filho, para reforçar a importância da inclusão do Estado no projeto da ferrovia.

Houve, ainda, articulações da gestão estadual junto aos ministérios de Portos e Aeroportos e de Relações Institucionais. A gestora estadual também se reuniu com a bancada federal pernambucana para dialogar sobre o obra.