A programação gratuita e de classificação livre reúne atividades que integram memória, música, dança, fotografia, circo e cinema no Terreiro Axé Talabi, em Paulista.
Festival Crianças de Axé celebra infância, ancestralidade e diversidade cultural neste fim de semana Fotos: Raisa Andrade
O Terreiro Axé Talabi, em Paulista, recebe neste fim de semana, o III Festival Crianças de Axé, que este ano traz como tema “Infância e Diversidade Cultural”. A programação gratuita e de classificação livre começa à tarde e reúne atividades que integram patrimônio, memória, música, dança, fotografia, circo e cinema, valorizando a ancestralidade e a importância da diversidade cultural para a identidade das crianças de comunidades tradicionais de matriz afro-indígena de Pernambuco.
Realizado pelo Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí, conhecido popularmente como Terreiro Axé Talabi, e com produção do Núcleo de Mídia, Comunicação e Tecnologia Social (Núcleo CTS), o festival propõe um espaço de partilha, aprendizado e celebração, reforçando o papel das crianças de axé como guardiãs das tradições culturais e espirituais dos terreiros.
Um dos momentos mais aguardados da programação é o Cine Axé, que acontece hoje (11), a partir das 17h, e marca o lançamento do documentário Àwon Omi Oslá, de Nin La Croix e Babá Pablo de Aganjú, e do curta IBEJicaruru, produzido coletivamente por crianças de 6 a 15 anos, dentro do projeto Terreirada em Cena, reafirmando o poder da arte e do cinema como instrumentos de memória, resistência e pertencimento.
O festival conta com incentivo do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Da Redação do Portal de Prefeitura com informações de assessoria.
1
2
3
18:24, 06 Nov
28
°c
Fonte: OpenWeather
As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.
Cerca de 700 eleitores cooptados já foram identificados. Ação mira vereadores eleitos, suplentes de vereadores e candidatos a cargos eletivos, investigados por fraudar as eleições de 2024.
Gestão Campos antecipa precatórios do Fundef com deságio de 21,8% e abre mão de R$ 124 milhões, reduzindo verba dos professores.
mais notícias
+