O prefeito Diego Cabral, lembrou que pela primeira vez, a cidade tem uma semana de celebração com um planejamento feito sob medida e articulado por várias secretarias municipais.
Festa de 43 anos de Camaragibe com bolo e parabéns. Foto: Carol Bezerra/PMCg
Os camaragibenses aproveitaram o feriado municipal pelo aniversário de 43 anos da Terra dos Camarás para irem à Praça de Eventos cantar os parabéns, na noite da terça-feira, 13 de maio, e comerem bolo de massa e recheio brancos, cortado e distribuído para a população. A noite contou ainda com uma missa consagrada à Nossa Senhora de Fátima em ação de graças pela emancipação, celebrada pelo Padre Damião Silva e concelebrada por outros três sacerdotes: os padres Gimesson Silva, Isaías Alfredo e Anthony Prattipati.
O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, comemorou a data especial e dedicou, simbolicamente, o primeiro pedaço do bolo ao povo da cidade na figura de Dona Fátima, que também completou idade nova na terça, e é a participante do projeto social Amigo 10 "que mais dança".
Diego lembrou que pela primeira vez a cidade tem uma semana de celebração com um planejamento feito sob medida e articulado por várias secretarias municipais, coordenado pela Fundação de Cultura de Camaragibe.
"Planejamos tudo com muito carinho para que cada camaragibense se sinta contemplado e, principalmente, tenha orgulho da nossa terra. Em parceria com o Governo do Estado, pensamos na mobilidade, com a ampliação de seis linhas de ônibus. Já a segurança foi reforçada com mais de 700 homens nas ruas e, pela primeira vez, o uso dos sistemas de videomonitoramento e rádios de comunicação integrados com a PM, Polícia Civil e o CIODS, da Secretaria de Defesa Social. Estamos fazendo uma bonita festa, com serviços oferecidos por todas as secretarias e será assim até o domingo, 18", disse Cabral.
Na sequência da missa, o Padre Damião fez uma apresentação repleta de mensagens de fé e esperança, abençoando o município e a população. As celebrações desse segunda dia de festa foram acompanhadas por diversos aliados políticos do prefeito Diego Cabral, como a ex-deputada federal e vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, a ex-prefeita de Camaragibe, Dra. Nadegi Queiroz, e o deputado estadual João de Nadeji (PV). Também estiveram presentes a vice-prefeita, Comandante Débora, secretários municipais e vereadores.
Mais cedo, às 17h, foi inaugurada a mostra fotográfica “Memórias da Vila”, composta por fotografias do final do século 19 e início do século 20 a partir dos acervos de imagens da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e de Seu Borba, estudioso da história da Terra dos Camarás. Para resgatar um pouco dessa história, o material conta com imagens divididas em quatro tópicos: a fábrica, a vila, o sagrado e o profano e águas da vila, com referências aos açudes, barragens e represas da região.
O material exposto tem textos escritos por Rubemar Araújo, camaragibense e profundo conhecedor da vida e da história da cidade. A exposição fica em cartaz no período de 14 de maio a 30 de junho, das 8h às 18h, de segunda às sextas-feira, na Galeria Vila, na Vila da Fábrica.
"Conhecer a história de quem veio antes é fundamental para nosso desenvolvimento e a construção do futuro", defendeu a presidente da Fundação de Cultura, Rosa Santana.
Dia 14/ (Quarta-feira)
Dia 15/05 (Quinta-feira)
Dia 16/05 (Sexta-feira)
Dia 17/05 (Sábado)
Dia 18/05 (Domingo, programação infantil)
2
3
01:34, 12 Jul
23
°c
Fonte: OpenWeather
No estande 587, localizado no corredor solidário, a ONG expõe peças produzidas na instituição.
A ação é mais uma das iniciativas para a mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife (RMR).
Os novos dispositivos estão sendo utilizados por unidades especializadas: BOPE, da Polícia Militar, e as CORE e do Grupo de Operações Especiais (GOE).
mais notícias
+