08 de novembro de 2024 às 12:12 - Atualizado às 13:00
Festa da Imaculada Conceição do Morro. Foto: Reprodução/Redes Sociais.
Considerada como a maior festividade católica de Pernambuco, a popular Festa do Morro chega à 120 décadas em 2024 e traz como tema: 120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro, em referência ao Jubileu de 2025 que a Igreja vivenciará no próximo ano, além da esperança de realizar mais uma edição do evento. Veja a grade de programação abaixo.
Assim como nos anos anteriores, a 120ª Festa da Imaculada Conceição do Morro acontecerá de 28 de novembro a 8 de dezembro, no Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife.
Antes do festejo, a programação de pré-festa será marcada com Santas Missas, louvores e ciclismo. Em 8 de novembro, às 19h30, acontecerá a Santa Missa de envio dos voluntários, aos pés da imagem da Santa. A 2ª edição da Bike Romaria ganha um novo local de saída.
Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias
Este ano, o ponto de partida será no Parque da Jaqueira, na Avenida Rui Barbosa, Zona Norte do Recife, no domingo (17), com concentração às 6h. A celebração de Ação de Graças aos patrocinadores e amigos da Festa (representantes dos órgãos públicos que auxiliam na realização do evento), será realizada em 21 de novembro, às 19h30. Nesta mesma semana outros eventos serão celebrados. A Vivência litúrgica da festa, às 15h, e a Festa das comunidades, às 19h30, ambas no sábado (23). No domingo (24), que antecede a abertura do festejo, Santas Missas marcam a programação: Bênçãos dos motoristas, às 7h e 9h, e Louvores da juventude devota, às 18h.
A procissão da bandeira dará início a 120ª Festa em honra a Senhora do Morro. O Parque Urbano da Macaxeira, Zona Norte do Recife, irá acolher os devotos que irão seguir pela Avenida Norte, Largo Dom Luiz, Rua Itacoatiara até o Santuário. A concentração terá início às 17h, com saída prevista às 18h.
Na chegada da procissão, às 19h, o hasteamento da bandeira da festa acontece no mastro em frente ao templo. Na sequência, às 19h30, terá início a Solene Celebração de Abertura, que será realizada no palco montado em frente à igreja. A presidência da cerimônia será do bispo emérito da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), Dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu OFMCap, às 19h30. Dias 29 e 30 de novembro; 2 a 6 de dezembro, cinco Santas Missas serão realizadas ao longo do dia: 7h, 9h, 11h, 14h. Às 16h, a Missa Solene. O Momento Mariano - com a reza do Santo Terço, Ofício e Ladainha de Nossa Senhora - terá início às 18h. Na sequência, às 19h30, será rezado o Novenário da Festa da Imaculada Conceição do Morro 2024, que terá como presidentes arcebispos, bispos, reitores de seminários e provinciais redentoristas.
As confissões acontecem em três momentos, 7h às 11h30; 14h às 17h; e 19h às 21h. A edição 2024 do festejo é marcada com dois fins de semana. Dessa forma, uma programação especial para primeiro domingo, 1º de dezembro, com três Santas Missas extras, às 8h, 10h e 11h, no palco montado em frente à torre. Já no sábado (7), o reforço acontece também no Santuário, com celebrações às 12h e 18h, dentro do Santuário, além das já previstas: 7h, 9h, 11h, 14h. Às 16h a Missa Solene. No palco, as cerimônias serão rezadas às 8h, 10h e 15h. A tradicional Santa Missa do Exército Brasileiro será celebrada em 5 de dezembro, às 9h30. Antes, uma procissão será formada a partir das 8h, no Largo Dom Luiz em direção ao Santuário do Morro da Conceição. A cerimônia vai contar com a presidência do arcebispo militar do Ordinariado Militar do Brasil, dom Marcony Vinícius Ferreira.
Assim como em 2023, a romaria da Imagem do Divino Pai Eterno, a maior festividade da região Centro-Oeste do país, chega à Festa do Morro, com procissão em 7 de dezembro, que sairá do Largo Dom Luiz em direção a Praça do Morro da Conceição, para participar da última noite do novenário.
Na data dedicada à Imaculada Conceição, 8 de dezembro, as tradicionais Santas Missas de hora em hora serão celebradas de forma alternada. No palco, com início à 0h. As demais celebrações serão realizadas às 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 14h. Já dentro do santuário, à 1h, seguidas das 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h.
A procissão de encerramento com a imagem da Santa terá concentração a partir das 14h30, com saída às 15h, do Cais do Apolo, em direção à Praça do Morro da Conceição, local onde será realizada a Solene Celebração de Encerramento. O arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, será o presidente da cerimônia, com previsão às 19h.
A Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro conta com apoio das corporações, companhias, secretarias, autarquias e dos órgãos das esferas municipal e estadual que auxiliam na execução das atividades antes, durante e após o evento. Na segurança e prevenção de acidentes, o auxílio ocorre através das Polícias Civil (PCPE) e Militar (PMPE), Bombeiros Militares (CBMPE) e civis, além da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). No apoio estrutural, temos a Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR).
A organização do comércio fica a cargo da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) e o atendimento médico, através da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau Recife) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Também participam da execução dos serviços a Vigilância Sanitária do Recife (VISA), a Secretaria de Meio Ambiente, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
A “Festa do Morro”, como é conhecida popularmente, teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do Dogma da Imaculada Conceição, instituído pelo Papa Pio IX, em 1854. Em 8 de dezembro de 1904, foi inaugurado o monumento com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, pelo então bispo de Olinda, Dom Luiz Raymundo da Silva Britto.
A partir desse dia, o Morro da Boa Vista ou Morro dos Oiteiros passou a ser denominado definitivamente como o Morro da Conceição.
Caminha junto com a réplica da imagem da Virgem Imaculada da Conceição. Naquela época, o bispo diocesano D. Luís Raymundo da Silva Britto mandou construir uma capela em estilo gótico, cuja inauguração foi realizada no dia 8 de dezembro de 1904. Até então a capela pertencia à comunidade de Poço de Panelas, no Recife. Devido ao desenvolvimento urbano do local, houve o desmembramento da área do Morro da Conceição, para criação da nova Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Morro, instaurada em 8 de dezembro de 1974, pelo então Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara.
No ano seguinte, a paróquia passou a denominação de Matriz do Morro da Conceição e em 8 de dezembro de 2015 foi elevada à condição de Santuário Arquidiocesano. Em 2008, a Igreja foi reconstruída e apresenta-se de forma moderna, toda revestida com paredes de vidro, permitindo a visão da imagem da Virgem Imaculada de dentro e fora da igreja. Acolhendo de forma singular os devotos e romeiros que peregrinam até o alto do Morro da Conceição durante o ano. A queda do teto da Igreja, em 30 de agosto de 2024, marca um novo tempo no Santuário do Morro da Conceição.
Dias 29 de novembro a 7 de dezembro
Dia 7/12 - Programação Especial (Sábado)
Dia 8 de dezembro (Imaculada Conceição)
Dia 9/12 - Missas Pós-Festa
3
12:17, 07 Dez
29
°c
Fonte: OpenWeather
A gestão municipal investiu R$ 833 mil nos trabalhos, beneficiando mais de 100 moradores do Alto da Brasileira
As celebrações no Santuário de Nossa Senhora da Conceição foram garantidas após o Governo de Pernambuco entregar, no dia 26 de novembro, a reconstrução da cobertura da igreja.
A operação contará com o apoio de unidades especializadas, como Rádiopatrulha, BPchoque, Regimento de Polícia Montada, Batalhão de Transito e ROCAM.
mais notícias
+