Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Festa do Morro da Conceição 2024: anunciada programação, horário das missas e procissão; confira

Assim como nos anos anteriores, a 120ª edição acontecerá de 28 de novembro a 8 de dezembro.

08 de novembro de 2024 às 12:12   - Atualizado às 13:00

Festa da Imaculada Conceição do Morro.

Festa da Imaculada Conceição do Morro. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Considerada como a maior festividade católica de Pernambuco, a popular Festa do Morro chega à 120 décadas em 2024 e traz como tema: 120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro, em referência ao Jubileu de 2025 que a Igreja vivenciará no próximo ano, além da esperança de realizar mais uma edição do evento. Veja a grade de programação abaixo.

Assim como nos anos anteriores, a 120ª Festa da Imaculada Conceição do Morro acontecerá de 28 de novembro a 8 de dezembro, no Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife.

Antes do festejo, a programação de pré-festa será marcada com Santas Missas, louvores e ciclismo. Em 8 de novembro, às 19h30, acontecerá a Santa Missa de envio dos voluntários, aos pés da imagem da Santa. A 2ª edição da Bike Romaria ganha um novo local de saída.

Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias

Este ano, o ponto de partida será no Parque da Jaqueira, na Avenida Rui Barbosa, Zona Norte do Recife, no domingo (17), com concentração às 6h. A celebração de Ação de Graças aos patrocinadores e amigos da Festa (representantes dos órgãos públicos que auxiliam na realização do evento), será realizada em 21 de novembro, às 19h30. Nesta mesma semana outros eventos serão celebrados. A Vivência litúrgica da festa, às 15h, e a Festa das comunidades, às 19h30, ambas no sábado (23). No domingo (24), que antecede a abertura do festejo, Santas Missas marcam a programação: Bênçãos dos motoristas, às 7h e 9h, e Louvores da juventude devota, às 18h.

Veja Também

A procissão da bandeira dará início a 120ª Festa em honra a Senhora do Morro. O Parque Urbano da Macaxeira, Zona Norte do Recife, irá acolher os devotos que irão seguir pela Avenida Norte, Largo Dom Luiz, Rua Itacoatiara até o Santuário. A concentração terá início às 17h, com saída prevista às 18h.

Na chegada da procissão, às 19h, o hasteamento da bandeira da festa acontece no mastro em frente ao templo. Na sequência, às 19h30, terá início a Solene Celebração de Abertura, que será realizada no palco montado em frente à igreja. A presidência da cerimônia será do bispo emérito da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), Dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu OFMCap, às 19h30. Dias 29 e 30 de novembro; 2 a 6 de dezembro, cinco Santas Missas serão realizadas ao longo do dia: 7h, 9h, 11h, 14h. Às 16h, a Missa Solene. O Momento Mariano - com a reza do Santo Terço, Ofício e Ladainha de Nossa Senhora - terá início às 18h. Na sequência, às 19h30, será rezado o Novenário da Festa da Imaculada Conceição do Morro 2024, que terá como presidentes arcebispos, bispos, reitores de seminários e provinciais redentoristas.

As confissões acontecem em três momentos, 7h às 11h30; 14h às 17h; e 19h às 21h. A edição 2024 do festejo é marcada com dois fins de semana. Dessa forma, uma programação especial para primeiro domingo, 1º de dezembro, com três Santas Missas extras, às 8h, 10h e 11h, no palco montado em frente à torre. Já no sábado (7), o reforço acontece também no Santuário, com celebrações às 12h e 18h, dentro do Santuário, além das já previstas: 7h, 9h, 11h, 14h. Às 16h a Missa Solene. No palco, as cerimônias serão rezadas às 8h, 10h e 15h. A tradicional Santa Missa do Exército Brasileiro será celebrada em 5 de dezembro, às 9h30. Antes, uma procissão será formada a partir das 8h, no Largo Dom Luiz em direção ao Santuário do Morro da Conceição. A cerimônia vai contar com a presidência do arcebispo militar do Ordinariado Militar do Brasil, dom Marcony Vinícius Ferreira.

Assim como em 2023, a romaria da Imagem do Divino Pai Eterno, a maior festividade da região Centro-Oeste do país, chega à Festa do Morro, com procissão em 7 de dezembro, que sairá do Largo Dom Luiz em direção a Praça do Morro da Conceição, para participar da última noite do novenário.

Na data dedicada à Imaculada Conceição, 8 de dezembro, as tradicionais Santas Missas de hora em hora serão celebradas de forma alternada. No palco, com início à 0h. As demais celebrações serão realizadas às 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 14h. Já dentro do santuário, à 1h, seguidas das 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h.

A procissão de encerramento com a imagem da Santa terá concentração a partir das 14h30, com saída às 15h, do Cais do Apolo, em direção à Praça do Morro da Conceição, local onde será realizada a Solene Celebração de Encerramento. O arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, será o presidente da cerimônia, com previsão às 19h.

A Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro conta com apoio das corporações, companhias, secretarias, autarquias e dos órgãos das esferas municipal e estadual que auxiliam na execução das atividades antes, durante e após o evento. Na segurança e prevenção de acidentes, o auxílio ocorre através das Polícias Civil (PCPE) e Militar (PMPE), Bombeiros Militares (CBMPE) e civis, além da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). No apoio estrutural, temos a Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR). 

A organização do comércio fica a cargo da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) e o atendimento médico, através da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau Recife) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Também participam da execução dos serviços a Vigilância Sanitária do Recife (VISA), a Secretaria de Meio Ambiente, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

História da Festa

A “Festa do Morro”, como é conhecida popularmente, teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do Dogma da Imaculada Conceição, instituído pelo Papa Pio IX, em 1854. Em 8 de dezembro de 1904, foi inaugurado o monumento com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, pelo então bispo de Olinda, Dom Luiz Raymundo da Silva Britto.

A partir desse dia, o Morro da Boa Vista ou Morro dos Oiteiros passou a ser denominado definitivamente como o Morro da Conceição.

História do Santuário do Morro da Conceição

Caminha junto com a réplica da imagem da Virgem Imaculada da Conceição. Naquela época, o bispo diocesano D. Luís Raymundo da Silva Britto mandou construir uma capela em estilo gótico, cuja inauguração foi realizada no dia 8 de dezembro de 1904. Até então a capela pertencia à comunidade de Poço de Panelas, no Recife. Devido ao desenvolvimento urbano do local, houve o desmembramento da área do Morro da Conceição, para criação da nova Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Morro, instaurada em 8 de dezembro de 1974, pelo então Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara.

No ano seguinte, a paróquia passou a denominação de Matriz do Morro da Conceição e em 8 de dezembro de 2015 foi elevada à condição de Santuário Arquidiocesano. Em 2008, a Igreja foi reconstruída e apresenta-se de forma moderna, toda revestida com paredes de vidro, permitindo a visão da imagem da Virgem Imaculada de dentro e fora da igreja. Acolhendo de forma singular os devotos e romeiros que peregrinam até o alto do Morro da Conceição durante o ano. A queda do teto da Igreja, em 30 de agosto de 2024, marca um novo tempo no Santuário do Morro da Conceição.

Confira a programação completa:

Eventos Pré-Festa 

  • 8/11 - 19h30 -  Santa Missa de envio dos voluntários 
  • 17/11 - 7h - Bike Romaria 
  • 21/11 - 19h30 - Santa Missa de ação de graças aos patrocinadores e amigos da Festa 
  • 23/11 - 15h - Vivência Litúrgica da Festa 
  • 23/11 - 15h - Festa das Comunidades 
  • 24/11 - 7h e 9h - Santa Missa e bênçãos dos motoristas 
  • 24/11 - 18h - Santa Missa e louvor da juventude 
  • Dia 28/11 - Procissão da abertura - Bandeira da festa Concentração - 17h - Parque Urbano da Macaxeira - Saída - 18h - Parque Urbano da Macaxeira / Avenida Norte Miguel Arraes / Largo Dom Luiz / Rua Itacoatiara / Praça do Morro da Conceição - Chegada - 19h - Hasteamento da bandeira e Solene Celebração de Abertura da 120ª Festa da Imaculada Conceição do Morro 

Dias 29 de novembro a 7 de dezembro 

  • Santas Missas - 7h, 9h, 11h, 14h. 16h (Santa Missa Solene) 
  • Momento Mariano - 18h 
  • Novena Solene - 19h30 
  • Dia 5/12 - Santa Missa do Exército Brasileiro - 9h 
  • Dia 1/12 - Programação Especial (domingo) 
  • Santas Missas Extras - 8h, 10h, 11h (palco) 

Dia 7/12 - Programação Especial (Sábado) 

  • Santas Missas Extras - 12h e 18h (Santuário) - 8h, 10h e 15h (palco) 

Dia 8 de dezembro (Imaculada Conceição) 

  • Santa Missa - Palco em frente ao Santuário: 0h / 2h / 4h / 6h / 8h / 10h / 12h /14h
  • Santa Missa dentro do Santuário: 1h / 3h / 5h / 7h / 9h / 11h / 13h / 15h  
  • Procissão de encerramento - Imagem da Santa - Concentração - 14h30 - Cais do Apolo - Bairro do Recife - Saída - 15h - Cais do Apolo / Ponte do Limoeiro / Avenida Norte Miguel Arraes / Estrada do Morro da Conceição / Praça da Conceição  - Chegada -19h - Solene Celebração de Encerramento da 120ª Festa de Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro 

Dia 9/12 - Missas Pós-Festa 

  • Santas Missas -  10h30, 16h, 19h30 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:05, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter