Pernambuco, 23 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Felipe Alecrim denuncia precariedade na Saúde: "Poder público não se compadece da dor"

Vereador do Novo cobra investimentos na Policlínica Arnaldo Marques e sugere caravana de parlamentares para fiscalizar postos sem médicos e remédios.

Portal de Prefeitura

30 de março de 2026 às 16:36   - Atualizado às 16:52

Vereador do Recife Felipe Alecrim

Vereador do Recife Felipe Alecrim Foto: Divulgação

A manhã desta segunda-feira (30) na Câmara Municipal do Recife foi marcada por duras críticas à gestão da saúde pública na capital. O vereador Felipe Alecrim (Novo) foi o primeiro a ocupar a tribuna para debater uma série de 12 requerimentos que pedem providências urgentes para a Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura. Em um discurso contundente, Alecrim afirmou que a população recifense enfrenta um cenário de abandono:

"Por muitas vezes o poder público não se compadece da dor e da necessidade do outro", disparou o parlamentar.

O vereador destacou que os problemas da Policlínica Arnaldo Marques,  que incluem desde ferragens expostas até mofo na sala de raio-X são apenas o reflexo de uma crise sistêmica. Alecrim sugeriu que os vereadores realizem visitas em conjunto não apenas à unidade do Ibura, mas a todas as unidades municipais de saúde para constatar a realidade do dia a dia dos pacientes.

"As estruturas de qualquer unidade de saúde municipal do Recife estão precarizadas", pontuou.

Falta de Médicos e Medicamentos no Centro das Queixas

Para Felipe Alecrim, a precariedade física dos prédios é acompanhada por uma falha grave na assistência direta. Ele denunciou que, além dos problemas estruturais, as comunidades sofrem com a escassez de profissionais e insumos básicos.

Veja Também

"O povo está sem acesso a médico e não conseguem realizar exames. Muitos medicamentos também estão em falta", afirmou o vereador, reforçando que os requerimentos aprovados servem para "esgarçar essas precariedades" e exigir investimentos que sejam, de fato, eficazes.

Embate sobre Segurança e Infraestrutura

O debate também trouxe à tona a questão da segurança nas unidades de saúde. Alecrim e seu colega de bancada, Eduardo Moura, ressaltaram que profissionais da Policlínica Arnaldo Marques foram vítimas de assaltos no estacionamento da unidade. Enquanto a oposição cobrava o reforço da Guarda Municipal armada, a base governista, através do vereador Rinaldo Junior (PSB), tentou contra-atacar citando a entrega de novas viaturas e armamentos pelo prefeito João Campos na mesma manhã.

A aprovação unânime dos requerimentos (números 1005 a 1226 de 2026) coloca a gestão municipal sob pressão direta para realizar reparos imediatos em instalações elétricas, hidráulicas e no mobiliário da pediatria da unidade da Zona Sul. Para Felipe Alecrim, a medida é um passo necessário para garantir que o atendimento deixe de ser um risco à saúde de funcionários e pacientes.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:47, 23 Ago

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Incêndio em fábrica de fertilizantes no Recife.
Pernambuco

Incêndio atinge fábrica de fertilizantes no Porto do Recife

Corpo de Bombeiros mobilizou seis viaturas para controlar as chamas, que ficaram concentradas em um equipamento da fábrica.

Incêndio em fábrica no Recife.
Situação

Incêndio atinge fábrica de fertilizantes no Porto do Recife; veja vídeo

Corpo de Bombeiros enviou seis viaturas ao local e informou que as chamas ficaram restritas a um maquinário do empreendimento.

Matheus Martins e Nelma Carvalho.
Admissão

Prefeitura de Garanhuns empossa novos secretários de Assistência Social e Infraestrutura

Maria Nelma Carvalho e Matheus Martins assumem as secretarias com a proposta de dar continuidade às ações da gestão municipal.

mais notícias

+

Newsletter