Temporal causou vários transtornos em cidades pernambucanas, na manhã desta segunda-feira, 13 de janeiro.
13 de janeiro de 2025 às 12:19 - Atualizado às 14:19
Aparição de dois jacarés assustam moradores. Reprodução/TV Jornal
Na manhã desta segunda-feira, 13 de janeiro, desde as primeiras horas do dia, o estado de Pernambuco, da Região Metropolitana do Recife (RMR), ao Agreste pernambucano, Sertão e Zona da Mata, registraram pancadas de chuvas e transtornos.
Com isso, moradores do bairro de Areias, reclamam do perigo com aparição de dois jacarés em canal. Os répteis foram flagrados, rondando a área e conforme alguns moradores costumam atacar as galinhas.
De acordo com Walmir, um morador da região, o local já tem histórico de reclamações de descaso e abandono.
"Todo ano a gente sofre com isso. Já vai fazer um ano para calçar a nossa rua", diz Walmir.
Os répteis tem o costume de viver no local ameaçando animais e moradores da região. Em entrevista à TV Jornal, uma moradora diz que o próprio marido entra no canal, para realizar a limpeza.
As precipitações foram previstas pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que emitiu um alerta de observação no último domingo (12). A agência mostrou também a continuidade de pancadas de chuva com intensidade moderada e pontualmente forte. Para o Sertão e Agreste, o alerta foi emitido desde a sexta-feira (10).
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou por meio das suas redes sociais que está atenta ao impacto das chuvas que vêm afetando a capital e diversas cidades do estado. Em uma publicação, a gestora afirmou que o governo está monitorando a situação e trabalhando para garantir a segurança da população pernambucana.
"Estamos atentas às chuvas no estado e trabalhando para garantir a segurança de todos. Nesse momento, é muito importante seguir as orientações da Defesa Civil e evitar áreas de risco. Em caso de emergência, liguem para o 199. Nossa prioridade é proteger vidas. Vamos juntos!", escreveu a governadora.
A alerta para as chuvas foi emitido após um acumulado significativo de precipitações em várias regiões de Pernambuco, incluindo o Grande Recife, a Zona da Mata e o Sertão, onde diversas cidades enfrentaram alagamentos e transtornos. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso de atenção para a Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte e Sul, destacando a previsão de continuidade das chuvas e alertando sobre possíveis impactos.
As autoridades reforçam a importância de evitar áreas de risco e de seguir as orientações da Defesa Civil. Para emergências, a população pode acionar o número 199.
2
05:12, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+