Governadora Raquel Lyra. Foto: Reprodução
Duas pesquisas espontâneas realizadas pelo Paraná Pesquisas, em março e dezembro de 2025, mostram a evolução das intenções de voto para governador em Pernambuco nas Eleições 2026. Os levantamentos indicam que, embora mais da metade dos eleitores ainda não tenha definido seu voto, houve crescimento significativo de Raquel Lyra (PSD) e estabilidade de João Campos (PSB) ao longo do ano.
Em março de 2025, João Campos registrava 22,7% das intenções de voto espontâneas, Raquel Lyra tinha 9,3%, outros nomes somavam cerca de 1%, e os indecisos representavam 61,2% do eleitorado. Já em dezembro, João Campos manteve liderança com 23,6%, enquanto Raquel Lyra avançou para 17,8%, e os indecisos caíram para 52,1%, mostrando que o eleitorado começa a consolidar suas escolhas.
| Levantamento | João Campos (PSB) | Raquel Lyra (PSD) | Outros nomes | Não sabe/Indecisos |
|---|---|---|---|---|
| Março/2025 | 22,7% | 9,3% | ~1% | 61,2% |
| Dezembro/2025 | 23,6% | 17,8% | ~1,3% | 52,1% |
O levantamento evidencia que, mesmo com o crescimento de Raquel Lyra, mais da metade dos eleitores ainda não decidiu seu candidato, reforçando que a disputa pelo governo de Pernambuco segue aberta.
Especialistas em comportamento eleitoral destacam que o crescimento de Raquel Lyra reflete maior visibilidade e consolidação entre os eleitores, enquanto João Campos mantém base sólida. A queda no percentual de indecisos indica que o eleitorado está começando a tomar decisões mais concretas, mesmo faltando ainda um ano para a eleição.
A pesquisa espontânea, onde o entrevistador não menciona os nomes dos candidatos, costuma registrar altos índices de indecisos, pois muitos eleitores não pensaram ainda em um candidato específico ou preferem não se manifestar sem opções pré-definidas.
A pesquisa espontânea é um tipo de levantamento em que o eleitor responde sem ter nomes de candidatos apresentados. Ou seja, ele deve lembrar sozinho em quem pretende votar, revelando o reconhecimento natural e a popularidade real de cada candidato. Por ser aberta, esse formato costuma registrar altos percentuais de indecisos, refletindo aqueles que ainda não definiram sua escolha. Diferente da pesquisa estimulada, que apresenta opções ao entrevistado, a espontânea mostra quem está mais presente na mente do eleitor.
A pesquisa espontânea é considerada mais confiável para medir a popularidade real e a lembrança dos candidatos, porque o eleitor responde sem receber sugestões de nomes. Isso evita que ele seja influenciado pela lista apresentada e mostra quem realmente está presente na mente do eleitor. Embora registre mais indecisos, esse formato revela de forma mais fiel a preferência genuína do público, especialmente nas fases iniciais da eleição.
4
19:04, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
Os eventos acontecem desde o início da tarde e seguem até a madrugada, distribuídos por pontos estratégicos das duas cidades históricas de Pernambuco.
O prazo se diferencia a depender de onde vai ser o recurso. Em até 30 dias úteis se for da União ou Estado e em até 60 dias úteis quando for recursos próprios do município
mais notícias
+