Os deputados, no entanto, ressaltaram a demora para a autorização do serviço, que totalmente equipado e com equipe treinada, aguardava liberação do Ministério da Saúde desde dezembro de 2023.
Eduardo da Fonte reforça pedido para credenciar setor cardíaco do Hospital Santa Maria no SUS. Foto: Divulgação
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e a deputada estadual Roberta Arraes (PP) agradeceram o credenciamento do setor de Cardiologia e Hemodinâmica do Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, Sertão do Araripe, mas ressaltaram a demora para a autorização.
O serviço, totalmente equipado e com equipe treinada, aguardava liberação do Ministério da Saúde desde dezembro de 2023.
Durante esse período, pacientes da Macrorregião Interestadual de Saúde PEBA, que integra cidades de Pernambuco e Bahia, precisaram percorrer longas distâncias para ter acesso ao atendimento cardíaco.
Muitas dessas pessoas, em situações delicadas, não resistiram às remoções, o que torna essa autorização fundamental para salvar vidas e reduzir o sofrimento da população do sertão.
“Recebemos essa notícia com muita alegria, mas a espera foi longa. Agora, finalmente, os pacientes poderão ser atendidos no nosso Sertão, que tanto precisa de saúde e de hospitais preparados para oferecer atendimento de qualidade”, afirmou Eduardo da Fonte.
A superintendente do Instituto Social Medianeiras da Paz, Irmã Fátima, agradeceu o apoio dos deputados e destacou a importância da conquista.
“Eduardo da Fonte e Roberta Arraes têm sido nossos parceiros desde o início. Graças à articulação deles, conseguimos levar essa demanda ao Ministério da Saúde e, agora, o povo do Sertão do Araripe vai contar com esse atendimento tão importante. Foram meses de espera que trouxeram apreensão para muitas famílias, mas hoje é um dia de conquista para a região”, afirmou.
Eduardo da Fonte havia encaminhado ao Ministério da Saúde, em julho deste ano, um ofício reiterando o pedido de credenciamento no Sistema Único de Saúde (SUS) do setor de cardiologia e hemodinâmica do Hospital e Maternidade Santa Maria.
A solicitação foi feita a pedido da deputada estadual Roberta Arraes e busca garantir o funcionamento imediato desse serviço essencial para a população da região.
O hospital, mantido pelo Instituto Social Medianeiras da Paz, já possui estrutura pronta para oferecer atendimento de alta complexidade na área cardiovascular.
3
07:29, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
mais notícias
+