Pernambuco, 06 de Novembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco realiza Dia D de vacinação contra raiva neste sábado (7); veja onde vacinar cães e gatos

Campanha terá 5 mil postos em todo o estado. No Recife, serão 316 pontos de atendimento, enquanto Paulista contará com 35 locais de imunização.

Ricardo Lélis

06 de novembro de 2026 às 12:20   - Atualizado às 12:20

Cachorro recebendo vacina

Cachorro recebendo vacina Foto: Divulgação

Mais de 1,5 milhão de cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva em Pernambuco neste sábado, 7 de novembro, durante o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2026.

A mobilização, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), terá aproximadamente 5 mil postos de atendimento distribuídos por todas as regiões pernambucanas.

Para garantir a imunização dos animais, serão disponibilizadas 1,6 milhão de doses gratuitas aos municípios. A estrutura da campanha também contará com cerca de 16 mil vacinadores e 200 coordenadores, responsáveis pela organização e execução dos trabalhos.

A meta estadual é alcançar pelo menos 80% da população canina estimada. A mobilização busca ampliar a proteção dos animais domésticos e reduzir os riscos de transmissão da raiva, doença viral que também pode atingir os seres humanos.

De acordo com a SES-PE, Pernambuco registrou 30 casos positivos de raiva em animais em 2026. Desse total, 20 foram identificados em morcegos, oito em saguis e dois em cães.

Veja Também

A doença é transmitida principalmente por meio de mordidas e arranhões de animais infectados ou pelo contato da saliva contaminada com ferimentos e mucosas. Por isso, a vacinação é considerada uma das principais medidas de prevenção e controle da circulação do vírus.

Recife terá 316 postos de vacinação; veja os horários

Na capital pernambucana, a Secretaria de Saúde do Recife preparou uma operação especial para o Dia D, com 316 postos volantes distribuídos por diferentes bairros. O atendimento será realizado das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio.

A mobilização contará com aproximadamente 1,2 mil profissionais e tem como expectativa imunizar 200 mil cães e gatos com mais de três meses de idade.

A abertura oficial da campanha na cidade está prevista para as 8h, na Praça do Hipódromo.

Embora a vacinação tenha começado no Recife em 12 de setembro, com ações realizadas durante a pré-campanha, a mobilização deste sábado pretende ampliar a cobertura. Até o momento, mais de 30 mil animais já foram imunizados na capital.

A orientação é que os tutores levem cães e gatos que não receberam a vacina antirrábica nos últimos 12 meses. A apresentação do cartão de vacinação é recomendada para facilitar a conferência do histórico do animal. Quem não possuir o documento poderá receber um novo no momento do atendimento.

Os endereços dos 316 pontos de vacinação podem ser consultados na relação disponibilizada pela Prefeitura do Recife.

Paulista terá 35 pontos fixos e orientações para os tutores

Em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, a campanha contará com 35 postos fixos de vacinação, distribuídos por diferentes bairros.

Os atendimentos também acontecerão das 8h às 17h, em unidades de saúde, policlínicas, associações de moradores e estabelecimentos parceiros.

O município possui uma população estimada de 48.585 cães e 8.115 gatos. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos 80% dos cães e 100% dos felinos.

A gestão municipal também esclarece que os animais imunizados durante a pré-campanha, realizada em setembro, não precisam receber uma nova dose neste sábado.

Para garantir a segurança durante o procedimento, os cães e gatos devem estar saudáveis no momento da vacinação. Animais doentes, debilitados ou que estejam passando por algum tratamento devem aguardar a recuperação, seguindo a orientação de um médico-veterinário.

Já as fêmeas prenhes ou que estejam no período de amamentação podem receber a vacina.

A recomendação é que os responsáveis aproveitem a mobilização para manter a proteção dos animais em dia. A vacinação antirrábica é gratuita e representa uma medida importante não apenas para a saúde dos cães e gatos, mas também para a prevenção de uma doença que pode ser transmitida aos seres humanos.

Com milhares de profissionais mobilizados e postos espalhados pelo estado, o Dia D pretende ampliar a cobertura vacinal em Pernambuco e fortalecer o controle da raiva animal.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:14, 06 Nov

Imagem Clima

31

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ação do Novembro Negro no Recife.
Ação

Novembro Negro 2026 tem programação gratuita, no Recife, durante todo o mês

Agenda reúne oficinas, formações em letramento racial, rodas de diálogo e ações em terreiros para combater o racismo em diferentes bairros da capital.

Abuso Sexual Infantil.
Detido

Homem é preso suspeito de estuprar criança e ameaçar familiares no Agreste de Pernambuco

Investigado teria pressionado a vítima para mudar versão dos fatos após prestar depoimento. Prisão preventiva foi cumprida em Jurema.

Ciclofaixa no Recife.
Mudança

Recife suspende ciclofaixa de turismo e lazer nos dois domingos do Enem 2026

Interrupção acontece nos dias 8 e 15 de novembro. Metrô funcionará normalmente, mas candidatos devem ficar atentos a atrasos na Linha Sul.

mais notícias

+

Newsletter