Pernambuco, 30 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CPRH divulga 16 praias impróprias para banho em Pernambuco; confira lista

A agência recomenda que o banho de mar seja evitado em praias classificadas como impróprias.

Eduarda Queiroz

12 de agosto de 2025 às 11:09   - Atualizado às 11:09

Praia em Pernambuco.

Praia em Pernambuco. Foto: Reprodução

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) divulgou na segunda-feira, 4 de agosto, o relatório semanal de balneabilidade das praias de Pernambuco, referente ao período de 8 a 14 de agosto de 2025.

A análise aponta que várias praias do estado estão impróprias para banho devido à contaminação por coliformes termotolerantes, enquanto outras permanecem próprias e seguras para o lazer.

Entre as praias consideradas impróprias, destacam-se locais importantes como a Praia de Jaguaribe e a Praia de Pilar, ambas em Itamaracá, além da Praia do Capitão, em Igarassu, e a Praia de Maria Farinha, em Paulista. A Praia do Janga apresentou situação distinta em dois pontos: própria para banho próximo ao Condomínio Roberto Barbosa e imprópria em frente à Rua Betânia.

Na região de Olinda, praias como Rio Doce, Bairro Novo, Carmo e Milagres também apresentaram níveis elevados de contaminação, assim como a Praia do Pina, no Recife.

Já em Jaboatão dos Guararapes, a Praia de Candeias está imprópria para banho próximo ao Conjunto Residencial Candeias II e do Restaurante Candelária. Além disso, a Praia de Barra de Jangadas também está fora dos padrões recomendados.

Veja Também

No Cabo de Santo Agostinho, praias como Suape, Enseada dos Corais e Gaibú foram classificadas como não apropriadas, indicando a necessidade de atenção redobrada por parte dos banhistas e das autoridades ambientais.

Por outro lado, algumas praias apresentaram qualidade adequada durante toda a semana. Entre elas, a Praia do Forte, em Itamaracá, e a Praia de Boa Viagem, no Recife, destacando-se em dois pontos diferentes.

Em Jaboatão dos Guararapes, a Praia de Piedade está própria, assim como praias turísticas consagradas em Ipojuca e Tamandaré, como Porto de Galinhas, Ponta de Serrambi, Carneiros e Tamandaré. A Praia de São José da Coroa Grande também segue própria para banho.

Como a Agência realiza a análise das praias?

A CPRH realiza amostragem semanal na isóbata de 1 metro de profundidade, área mais utilizada para recreação, seguindo os parâmetros da Resolução CONAMA Nº 274/00.

Para ser considerada própria, pelo menos 80% das amostras nas últimas cinco semanas devem conter no máximo 1.000 coliformes termotolerantes por 100 ml de água. Quando os níveis ultrapassam 2.500 coliformes na última amostragem, a praia é imediatamente classificada como imprópria.

Recomendações do CPRH

A agência recomenda que o banho de mar seja evitado em praias classificadas como impróprias, especialmente nas 24 horas seguintes a chuvas, períodos em que o risco de contaminação aumenta. Também é indicado cautela em áreas com histórico de recebimento de esgoto, presença de resíduos ou floração de algas.

A qualidade anual das praias de Pernambuco é avaliada com base em classificações que vão de ótima a péssima, considerando a frequência com que as praias mantêm seus padrões de balneabilidade.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:49, 30 Mar

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governadora anuncia requalificação da PE-197 e construção da Adutora de Poção
Autorização

Governadora anuncia requalificação da PE-197 e construção da Adutora de Poção

Na obra da estrada o investimento é de quase R$ 63 milhões, enquanto que parte do abastecimento de água o valor para os serviços é de R$ 28 milhões.

Obra do trecho final do Ramal da Arena, em Camaragibe.
Prorrogado

Ramal da Arena: explosão de rochas é adiada para este domingo (29) por conta das chuvas

Esta é a quarta detonação para as obras de drenagem do local e abrange um trecho final com cerca de 100 metros de extensão.

Isaac Silva é Pastor auxiliar na Assembleia de Deus em Recife (IEADPE)
IEADPE

Pastor da Assembleia de Deus de Pernambuco convoca fiéis ao voto consciente: "Omissão é pecado"

Em declaração contundente nas redes sociais, líder da IEADPE associa crise política à ausência da igreja e prega influência de valores bíblicos.

mais notícias

+

Newsletter