Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Manutenção da Compesa deixa bairros no Grande Recife sem água nesta quarta (5); saiba quais

Entre as ações previstas estão a instalação e substituição de válvulas, registros, bombas e componentes elétricos.

Ricardo Lélis

04 de fevereiro de 2025 às 17:07   - Atualizado às 17:07

Torneira aberta saindo água.

Torneira aberta saindo água. Foto: Agência Brasil

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizará, nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, a partir das 7h, uma manutenção programada em parte do Sistema Gurjaú, localizado no Cabo de Santo Agostinho.

Os serviços acontecerão no reservatório de Ponte dos Carvalhos e exigirão a interrupção de uma das adutoras que alimentam o equipamento.

Entre as ações previstas estão a instalação e substituição de válvulas, registros, bombas e componentes elétricos. Essas melhorias são essenciais para garantir maior eficiência operacional ao sistema.

A interrupção afetará o abastecimento de água em diversas áreas. Em Jaboatão dos Guararapes, os bairros impactados serão: Barra de Jangada, Piedade, Candeias, Prazeres, Tiêta, Sotave, Lagoa das Garças, Jardim Prazeres e Jardim Guararapes. Já no Cabo de Santo Agostinho, Pontezinha será a localidade afetada.

A previsão é concluir os trabalhos até as 15h do mesmo dia. O abastecimento retornará gradualmente, seguindo o calendário da Compesa.

Veja Também

Obras da Compesa

Além da manutenção, a Compesa executa obras emergenciais para reduzir os efeitos da escassez de chuvas e garantir o abastecimento de água nos municípios atendidos pelo Sistema Jucazinho. A barragem do sistema enfrenta uma situação de pré-colapso, exigindo medidas urgentes.

Em janeiro, a companhia iniciou a interligação da Adutora do Agreste ao Sistema Adutor de Jucazinho, em Caruaru.

Com essa obra, será possível transportar 400 litros de água por segundo do Rio São Francisco para a Estação de Tratamento de Água Salgado. Dessa forma, a Compesa conseguirá manter o abastecimento da população de Caruaru e continuar fornecendo água de Jucazinho para outras cidades nos próximos meses.

O Sistema Jucazinho abastece, além de Caruaru, os municípios de Surubim, Casinhas, Salgadinho, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério, Toritama, Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Bezerros e Gravatá. No total, a iniciativa beneficiará diretamente 850 mil pessoas e receberá um investimento de R$ 4,4 milhões.

Outra obra em andamento é a implantação de uma nova adutora de três quilômetros de extensão em Caruaru. A estrutura conectará a Estação de Tratamento de Água Petrópolis ao reservatório Santa Rosa, garantindo o abastecimento dos bairros Santa Rosa, Vassoural, Indianópolis, Inocoop e José Liberato. Esses locais antes dependiam da Adutora de Jucazinho.

O titular da Compesa destacou que, apesar do caráter emergencial, essas intervenções serão integradas ao sistema de abastecimento de Caruaru. Dessa forma, a companhia busca minimizar os impactos da seca e oferecer mais segurança hídrica à população.

Companhia Pernambucana de Saneamento

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:08, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Torneira pingando água.
Suspensão

Compesa: Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu ficarão sem água na quinta (29); veja bairros

A interrupção está prevista para começar às 5h da manhã e deve se estender até as 17h da quinta-feira, totalizando 12 horas sem fornecimento.

Sistema Botafogo da Compesa, em Igarassu.
Serviço

Compesa vai interromper abastecimento de água em 41 bairros da RMR para manutenção; veja quais

A Companhia Pernambucana de Saneamento informou que a suspensão será para a manutenção preventiva em diversas unidades do Sistema Botafogo.

Torneira aberta vazando água.
Serviços

Compesa: veja quando volta abastecimento de água em bairros do Grande Recife

A suspensão é para realizar serviços de manutenção emergencial no sistema de bombeamento da Estação Elevatória Pintor Agenor.

mais notícias

+

Newsletter