Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

COMPESA diz que FURTO de água compromete ABASTECIMENTO em região de PERNAMBUCO

Por conta da situação, a estatal afirmou vai acionar as autoridades competentes para ajudar no combate o crime no município de Águas Belas, que terá o abastecimento complementado por carros-pipa.

Ricardo Lélis

06 de janeiro de 2025 às 18:32   - Atualizado às 18:41

Município do Agreste sofre com abastecimento de água

Município do Agreste sofre com abastecimento de água Foto: Divulgação

Apesar de ter realizado uma obra emergencial para atender 30% do município de Águas Belas pela rede de distribuição, a Compesa ainda não conseguiu ofertar a vazão planejada devido a furto de água no do Sistema Integrado Itaíba-Tupanatinga no trecho da adutora que transporta água para a cidade.

As inspeções preliminares constataram que pipeiros e donos de propriedades ao longo da adutora entre Tupanatinga, Itaíba e Águas Belas estão abrindo as descargas, equipamentos que controlam o fluxo da água, e quebrando as tubulações para desviar água que deveria ser direcionada para o município de Águas Belas.

O município é atendido pela barragem Lamarão, que entrou em colapso. Águas Belas é uma das 15 cidades anunciadas na última sexta-feira (3) pela Compesa com situação crítica de abastecimento motivada pela escassez hídrica.

Para manter o atendimento de 30% dos moradores da cidade, a Compesa executou uma obra emergencial para ampliar a capacidade de produção do Sistema Integrado Itaíba/Tupanatinga, a partir da substituição de três bombas dos cinco poços da Baixa Funda, localizados em Tupanatinga.

Entretanto, desde que os poços foram testados e direcionados 15 litros de água por segundo para a rede de distribuição de Águas Belas, a vazão total ainda não conseguiu chegar ao seu destino devido a ações criminosas de furto de água, o que impacta diretamente no atendimento da cidade.

Veja Também

A produção dos poços já deveria estar chegando a Águas Belas desde o dia 31 de dezembro, quando a água foi injetada no trecho já testado da Adutora do Agreste, iniciativa frustrada pelos criminosos. Com esses atos, dos 15 litros de água por segundo, estima-se que só estão sendo ofertados 6 a 8 litros de água por segundo.

Desde então, a Compesa tem realizado ações para impedir os furtos, a exemplo da concretagem das caixas de proteção dos equipamentos, mas os furtos não cessaram e a infração continua prejudicando a população, que enfrenta uma situação crítica de abastecimento

A água dos poços é a esperança para parte dos moradores de Águas Belas que esperam o atendimento pela rede de distribuição.

Mediante a situação apresentada, a Compesa vai acionar as autoridades competentes para ajudar no combate ao furto de água em Águas Belas, cidade que terá o abastecimento complementado por carros-pipa devido à escassez de chuvas na região. 

Para resolver a questão de abastecimento de Águas Belas e de outras cidades da região, o Governo de Pernambuco autorizou a publicação do edital para a retomada das obras da Adutora do Agreste.

O processo de licitação para a contratação da empresa que executará as intervenções será iniciado ainda neste mês de janeiro. O investimento previsto para esse trecho é de R$ 30 milhões.

Companhia Pernambucana de Saneamento

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:37, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Torneira pingando água.
Suspensão

Compesa: Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu ficarão sem água na quinta (29); veja bairros

A interrupção está prevista para começar às 5h da manhã e deve se estender até as 17h da quinta-feira, totalizando 12 horas sem fornecimento.

Sistema Botafogo da Compesa, em Igarassu.
Serviço

Compesa vai interromper abastecimento de água em 41 bairros da RMR para manutenção; veja quais

A Companhia Pernambucana de Saneamento informou que a suspensão será para a manutenção preventiva em diversas unidades do Sistema Botafogo.

Torneira aberta vazando água.
Serviços

Compesa: veja quando volta abastecimento de água em bairros do Grande Recife

A suspensão é para realizar serviços de manutenção emergencial no sistema de bombeamento da Estação Elevatória Pintor Agenor.

mais notícias

+

Newsletter