Compesa anuncia suspensão de água. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife (RMR) nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, levaram a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a acionar o Protocolo de Segurança de Abastecimento em áreas de morro.
Como resultado, diversas localidades da Grande Recife enfrentam interrupção no fornecimento de água. A medida preventiva visa evitar danos às tubulações devido à saturação do solo causada pelo grande volume de precipitação.
De acordo com a Compesa, as chuvas ultrapassaram os 100 mm nas últimas 24 horas, conforme informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Diante desse cenário, sistemas de abastecimento instalados em áreas de risco precisaram ser desligados.
“Devido ao volume de chuvas superior a 100 mm registrado nas últimas 24 horas em toda a Região Metropolitana do Recife, a Compesa acionou nesta quarta-feira (5) o Protocolo de Segurança de Abastecimento de Água em áreas de morro. Essa medida preventiva é adotada para a segurança da população, uma vez que as chuvas intensas aumentam a saturação do solo, o que pode ocasionar danos às tubulações de água”", informou a empresa em nota.
A suspensão no abastecimento afeta bairros do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Goiana e Camaragibe.
2
02:37, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
A interrupção está prevista para começar às 5h da manhã e deve se estender até as 17h da quinta-feira, totalizando 12 horas sem fornecimento.
A Companhia Pernambucana de Saneamento informou que a suspensão será para a manutenção preventiva em diversas unidades do Sistema Botafogo.
A suspensão é para realizar serviços de manutenção emergencial no sistema de bombeamento da Estação Elevatória Pintor Agenor.
mais notícias
+