Pernambuco, 27 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Compesa divulga balanço sobre impacto das chuvas no abastecimento de água

A falta de energia, o rompimento de adutora e a inundação de unidades causaram essas interrupções nos serviços.

07 de fevereiro de 2025 às 13:41   - Atualizado às 13:41

Compesa se posiciona sobre falta de água.

Compesa se posiciona sobre falta de água. Foto: Divulgação

Devido ao volume de chuvas nas últimas 48 horas em toda a Região Metropolitana do Recife e em algumas cidades da Zona da Mata, os sistemas de abastecimento de água operados pela Compesa foram afetados. A princípio, a baixa qualidade da água bruta em mananciais, a falta de energia, rompimento de adutora ou inundação de unidades causaram essas interrupções.

Sendo assim, nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, a Compesa contabiliza 15 sistemas de distribuição de água paralisados nas cidades de Aliança, Itaquitinga, Timbaúba, Olinda, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Recife, Goiana, Garanhuns, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão.

Portanto, são seis sistemas inoperantes da Compesa em decorrência da qualidade água dos mananciais e cinco por falta de energia. Juntamente com três unidades inundadas e uma adutora que se rompeu em Garanhuns, que integra o Sistema Mundaú.

Sobretudo, cidades com o abastecimento parcialmente comprometido por falta de energia: Recife, Jaboatão dos Guararapes e Vicência. Nas cidades atendidas pelo Sistema Botafogo, Olinda, Abreu e Lima, Paulista e Igarassu, o desabastecimento também é parcial. Para saber as áreas impactadas, as informações podem ser consultadas no site e aplicativo.

Ainda segundo a Compesa, as cidades com o abastecimento afetado devido à turbidez elevada da água nos mananciais são: Aliança, Itaquitinga, Timbaúba e Recife. As áreas do Recife incluem: Arruda, Cajueiro, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Fundão, Hipódromo, Mangabeira, Ponto de Parada, Porto da Madeira e Torreão. A previsão é retomar a distribuição de água para as áreas do Recife nesta sexta-feira (7).

Três unidades tiveram as captações de água inundadas. Esse fato impactou no abastecimento de água de Vitória de Santo Antão, parte de Goiana e Porto de Galinhas (Ipojuca).

Posicionamento da Compesa

A Compesa pede a compreensão da população. Adianta que os técnicos da empresa estão mobilizados e atuando para restabelecer, com brevidade, todos os sistemas de abastecimento que estão paralisados em consequência das fortes chuvas.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

20:47, 27 Mar

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Descida do Homem-Aranha da Caixa D'água da Compesa no Carnaval 2025 de Olinda
Olinda

CARNAVAL: Homem-Aranha faz descida da caixa d'água da COMPESA e encanta foliões no Alto da Sé

Na ação deste domingo, 2 de fevereiro, várias crianças fantasiadas de Spider Man acompanharam de olhos grudados na manobra de 20 metros de altura.

Obras na Barragem de Jucazinho
Trabalho

Obras emergenciais para preservar a Barragem de Jucazinho, em Surubim, estão em ritmo acelerado

Um dos principais mananciais da região, continua em situação de pré-colapso devido à estiagem, com apenas 4,6% da sua capacidade de armazenamento.

Torneira
Decisão

Chuva provoca paralisação de 15 sistemas de abastecimento em sete cidades do Grande Recife

Compesa informa que baixa qualidade da água de mananciais ou interrupções no fornecimento de energia provocaram medida.

mais notícias

+

Newsletter