07 de fevereiro de 2025 às 13:41 - Atualizado às 13:41
Compesa se posiciona sobre falta de água. Foto: Divulgação
Devido ao volume de chuvas nas últimas 48 horas em toda a Região Metropolitana do Recife e em algumas cidades da Zona da Mata, os sistemas de abastecimento de água operados pela Compesa foram afetados. A princípio, a baixa qualidade da água bruta em mananciais, a falta de energia, rompimento de adutora ou inundação de unidades causaram essas interrupções.
Sendo assim, nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, a Compesa contabiliza 15 sistemas de distribuição de água paralisados nas cidades de Aliança, Itaquitinga, Timbaúba, Olinda, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Recife, Goiana, Garanhuns, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão.
Portanto, são seis sistemas inoperantes da Compesa em decorrência da qualidade água dos mananciais e cinco por falta de energia. Juntamente com três unidades inundadas e uma adutora que se rompeu em Garanhuns, que integra o Sistema Mundaú.
Sobretudo, cidades com o abastecimento parcialmente comprometido por falta de energia: Recife, Jaboatão dos Guararapes e Vicência. Nas cidades atendidas pelo Sistema Botafogo, Olinda, Abreu e Lima, Paulista e Igarassu, o desabastecimento também é parcial. Para saber as áreas impactadas, as informações podem ser consultadas no site e aplicativo.
Ainda segundo a Compesa, as cidades com o abastecimento afetado devido à turbidez elevada da água nos mananciais são: Aliança, Itaquitinga, Timbaúba e Recife. As áreas do Recife incluem: Arruda, Cajueiro, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Fundão, Hipódromo, Mangabeira, Ponto de Parada, Porto da Madeira e Torreão. A previsão é retomar a distribuição de água para as áreas do Recife nesta sexta-feira (7).
Três unidades tiveram as captações de água inundadas. Esse fato impactou no abastecimento de água de Vitória de Santo Antão, parte de Goiana e Porto de Galinhas (Ipojuca).
A Compesa pede a compreensão da população. Adianta que os técnicos da empresa estão mobilizados e atuando para restabelecer, com brevidade, todos os sistemas de abastecimento que estão paralisados em consequência das fortes chuvas.
20:47, 27 Mar
29
°c
Fonte: OpenWeather
Na ação deste domingo, 2 de fevereiro, várias crianças fantasiadas de Spider Man acompanharam de olhos grudados na manobra de 20 metros de altura.
Um dos principais mananciais da região, continua em situação de pré-colapso devido à estiagem, com apenas 4,6% da sua capacidade de armazenamento.
Compesa informa que baixa qualidade da água de mananciais ou interrupções no fornecimento de energia provocaram medida.
mais notícias
+