Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Compesa divulga balanço sobre impacto das chuvas no abastecimento de água

A falta de energia, o rompimento de adutora e a inundação de unidades causaram essas interrupções nos serviços.

Cami Cardoso

07 de fevereiro de 2025 às 13:41   - Atualizado às 13:41

Compesa se posiciona sobre falta de água.

Compesa se posiciona sobre falta de água. Foto: Divulgação

Devido ao volume de chuvas nas últimas 48 horas em toda a Região Metropolitana do Recife e em algumas cidades da Zona da Mata, os sistemas de abastecimento de água operados pela Compesa foram afetados. A princípio, a baixa qualidade da água bruta em mananciais, a falta de energia, rompimento de adutora ou inundação de unidades causaram essas interrupções.

Sendo assim, nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, a Compesa contabiliza 15 sistemas de distribuição de água paralisados nas cidades de Aliança, Itaquitinga, Timbaúba, Olinda, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Recife, Goiana, Garanhuns, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão.

Veja Também

Portanto, são seis sistemas inoperantes da Compesa em decorrência da qualidade água dos mananciais e cinco por falta de energia. Juntamente com três unidades inundadas e uma adutora que se rompeu em Garanhuns, que integra o Sistema Mundaú.

Sobretudo, cidades com o abastecimento parcialmente comprometido por falta de energia: Recife, Jaboatão dos Guararapes e Vicência. Nas cidades atendidas pelo Sistema Botafogo, Olinda, Abreu e Lima, Paulista e Igarassu, o desabastecimento também é parcial. Para saber as áreas impactadas, as informações podem ser consultadas no site e aplicativo.

Ainda segundo a Compesa, as cidades com o abastecimento afetado devido à turbidez elevada da água nos mananciais são: Aliança, Itaquitinga, Timbaúba e Recife. As áreas do Recife incluem: Arruda, Cajueiro, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Fundão, Hipódromo, Mangabeira, Ponto de Parada, Porto da Madeira e Torreão. A previsão é retomar a distribuição de água para as áreas do Recife nesta sexta-feira (7).

Três unidades tiveram as captações de água inundadas. Esse fato impactou no abastecimento de água de Vitória de Santo Antão, parte de Goiana e Porto de Galinhas (Ipojuca).

Posicionamento da Compesa

A Compesa pede a compreensão da população. Adianta que os técnicos da empresa estão mobilizados e atuando para restabelecer, com brevidade, todos os sistemas de abastecimento que estão paralisados em consequência das fortes chuvas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:53, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Torneira pingando água.
Suspensão

Compesa: Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu ficarão sem água na quinta (29); veja bairros

A interrupção está prevista para começar às 5h da manhã e deve se estender até as 17h da quinta-feira, totalizando 12 horas sem fornecimento.

Sistema Botafogo da Compesa, em Igarassu.
Serviço

Compesa vai interromper abastecimento de água em 41 bairros da RMR para manutenção; veja quais

A Companhia Pernambucana de Saneamento informou que a suspensão será para a manutenção preventiva em diversas unidades do Sistema Botafogo.

Torneira aberta vazando água.
Serviços

Compesa: veja quando volta abastecimento de água em bairros do Grande Recife

A suspensão é para realizar serviços de manutenção emergencial no sistema de bombeamento da Estação Elevatória Pintor Agenor.

mais notícias

+

Newsletter