Torneira Foto: Reprodução/ Redes Sociais
As chuvas das últimas 24 horas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e em algumas cidades da Zona da Mata interromperam o funcionamento de 15 sistemas de abastecimento de água.
A paralisação ocorreu devido à falta de energia elétrica e à deterioração da qualidade da água bruta dos mananciais.
Mais cedo, a Compesa adotou o Protocolo de Segurança de Abastecimento de Água em áreas de morro, suspendendo preventivamente o fornecimento nesses locais.
Os municípios afetados incluem Aliança, Carpina, Itaquitinga, Timbaúba, Belém de Maria, Barreiros, Vitória de Santo Antão, Olinda, Igarassu, Paulista, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Recife.
A Companhia trabalha em conjunto com a Neoenergia para restabelecer o funcionamento das unidades no menor tempo possível.
Enquanto isso, técnicos do controle de qualidade seguem coletando e analisando amostras de água nos mananciais comprometidos.
A retomada do abastecimento ocorrerá assim que a turbidez da água diminuir para níveis seguros.
Entre as 15 unidades inoperantes, 10 pararam devido à falta de energia, afetando Carpina, Belém de Maria, Barreiros, Vitória de Santo Antão e Recife (Alto do Mandu e Alto Santa Isabel), além de Moreno (sede e distrito de Bonança), Cabo de Santo Agostinho (Charneca e Novo Horizonte) e Porto de Galinhas (Ipojuca).
Nas cidades atendidas pelo Sistema Botafogo — Olinda, Abreu e Lima, Paulista e Igarassu —, o desabastecimento ocorre de forma parcial. Informações detalhadas sobre as áreas impactadas estão disponíveis no site e aplicativo da Compesa.
A alta turbidez da água também suspendeu o abastecimento em Aliança, Itaquitinga, Timbaúba e em bairros do Recife, como Arruda, Cajueiro, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Fundão, Hipódromo, Mangabeira, Ponto de Parada, Porto da Madeira e Torrões.
Além disso, a operação do sistema que atende Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, foi interrompida devido ao risco de inundação da unidade.
2
23:35, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A interrupção está prevista para começar às 5h da manhã e deve se estender até as 17h da quinta-feira, totalizando 12 horas sem fornecimento.
A Companhia Pernambucana de Saneamento informou que a suspensão será para a manutenção preventiva em diversas unidades do Sistema Botafogo.
A suspensão é para realizar serviços de manutenção emergencial no sistema de bombeamento da Estação Elevatória Pintor Agenor.
mais notícias
+