Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

COMPESA combate furtos em ADUTORA e recupera 18 litros de água por segundo, em Ipubi

A ação conseguiu eliminar 40 ligações clandestinas feitas por pipeiros, produtores rurais e por fábricas de gesso da região.

Gabriel Alves

26 de outubro de 2024 às 08:39   - Atualizado às 09:29

Obras da Compesa em Ipubi.

Obras da Compesa em Ipubi. Foto: Divulgação

A Compesa retomou a distribuição de água no município de Ipubi, Sertão do Araripe, na sexta-feira, 25 de outubro, após uma operação de combate a furto de água na Adutora do Oeste, no trecho entre o distrito de Santa Rita, em Ouricuri, e a cidade de Ipubi. O desvio de água deixou 14 mil moradores sem abastecimento por cerca de três semanas.

A partir das queixas dos moradores, a Compesa realizou uma inspeção minuciosa em 19 quilômetros da adutora, quando foram encontrados indícios de desvio da água que seria destinada à cidade, o que motivou a Compesa a acionar a Polícia Militar e pedir apoio para uma operação de fiscalização.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
 
A ação para a retirada de ligações clandestinas na adutora foi iniciada na última quarta-feira (23) e, desde então, foi possível eliminar 40 ligações clandestinas e recuperar 18 litros de água por segundo dos 20 litros que são disponibilizados para a Ipubi. As ações criminosas estavam sendo praticadas por pipeiros para venda de água clandestina, produtores rurais e por fábricas de gesso da região.

Entre as ligações desfeitas, algumas tinham diâmetro de 60 mm, tubulações de grande porte para desviar um volume maior de água. O ato criminoso ocasionou um prejuízo superior a R$ 50 mil, além de deixar toda uma cidade sem água. A companhia registrou Boletim de Ocorrência para a apuração dos fatos e dará continuidade à fiscalização até que a vazão total seja restabelecida.
 
A Coordenação de Segurança Patrimonial da Compesa, recém-criada para cuidar do patrimônio e articular operações policiais para combater furtos em adutoras e ligações clandestinas, está participando do planejamento de novas operações contra furtos de água, juntamente com a Secretaria de Defesa Social e as Polícias Civil e Militar em todo o estado.

A polícia utilizará os serviços de inteligência da corporação para definir as estratégias das operações e instrumentos punitivos para os infratores, a partir de informações operacionais repassadas pela Compesa.

Veja Também

Raquel Lyra entrega obras de abastecimento de água na zona rural de Caruaru

Beneficiando moradores de quatro localidades da zona rural de Caruaru, no Agreste Central, a governadora Raquel Lyra entregou, no dia 2 de outubro, as obras da adutora para a melhoria do abastecimento de água nos sítios Contendas e Juriti, Assentamento Normandia e Vila Rafael, que fazem parte do segundo distrito do município.

Com investimentos no valor de R$ 756 mil, cerca de 8 mil pessoas serão contempladas com a iniciativa. A partir de agora, a comunidade passa de 3 dias com água para 10 dias no mês.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:53, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter