Ações da Compesa em Bezerros. Foto: Hans Von Manteuffel
A ausência de chuvas no Agreste pernambucano tem provocado quedas acentuadas nos níveis de armazenamento dos reservatórios para abastecimento humano, a exemplo das barragens de Jucazinho, em Surubim, e Brejão, em Sairé, ambas responsáveis pelo fornecimento de água do município de Bezerros, distante 104 km do Recife. A cidade depende dos dois mananciais, que estão em situação crítica.
Jucazinho, que tem capacidade de armazenamento de 204 milhões de metros cúbicos de água, está com apenas 3,42% de seu volume. Brejão, que armazena 1,6 milhão de metros cúbicos de água, entrou em pré-colapso e está com 2,6% de sua capacidade total. Para continuar a atender o município, a Compesa está concluindo ações emergenciais para captação da reserva técnica dos dois mananciais.
Foi iniciada nesta quarta-feira, 30 de abril, a fase de testes da obra finalizada para captar a reserva técnica da barragem de Jucazinho através de dois flutuantes instalados no manancial, com uma nova tomada de água ancorada no paredão da barragem. A expectativa é que Jucazinho volte a atender Bezerros com uma vazão entre 90 e 100 litros por segundo. Essa mesma providência está sendo tomada em Brejão.
Ainda nesta semana, serão instalados geradores e motobombas para captar a reserva técnica a partir de uma balsa flutuante. A previsão é que, a partir da próxima sexta, 2 de maio, a balsa esteja em operação. A equipe técnica destaca que, mesmo com essa medida emergencial, a vazão prevista será significativamente inferior à média histórica do sistema Brejão, refletindo as limitações impostas pelo atual cenário de escassez hídrica no manancial.
Hoje, o município está recebendo apenas 30 litros de água por segundo, o que permite atender apenas a área central da cidade. Essa água é proveniente da barragem Boa Vista, em Sairé, que está mandando 15 litros por segundo para a elevatória (sistema de bombeamento) Araçá, localizada em Sairé, e de lá a água segue para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Bezerros e se complementa com os 15 litros por segundo que Brejão ainda está produzindo.
Nas demais áreas da cidade, o abastecimento está suspenso e voltará em sistema de rodízio após a finalização das ações emergenciais em Jucazinho e Brejão. A empresa também está complementando o abastecimento com 15 caminhões-pipa para atender os serviços essenciais na cidade, a exemplo de hospitais e escolas.
A Compesa tem empenhado esforços na conclusão das obras estruturadoras que vão oferecer segurança hídrica ao município de Bezerros, que são as adutoras do Agreste e de Serro Azul. O trecho da Adutora do Agreste entre Caruaru e Gravatá, o qual atenderá a cidade, está com 72% das obras concluídas. Existe a possibilidade, segundo a expectativa dos técnicos da Compesa, dos testes do trecho até Bezerros serem iniciados a partir de junho deste ano.
Outra obra que irá garantir a confiabilidade do abastecimento de água de Bezerros é a Adutora de Serro Azul, que está com 60% de sua estrutura testada, e a expectativa e é que essa etapa seja finalizada no segundo semestre. Quando entrar em operação, esta adutora transportará água da Barragem de Serro Azul, em Palmares, por 58 quilômetros até a interligação da Adutora do Agreste, entre os municípios de Caruaru e Bezerros, quando os dois empreendimentos serão operados de forma integrada.
2
3
16:57, 21 Jun
27
°c
Fonte: OpenWeather
Prefeito Diego Cabral anuncia programação até 24 de junho, com atrações como Conde, Tayara Andreza e Banda Aquárius.
Ação do Cuida PE no Hospital Armindo Moura realizou procedimentos ortopédicos e reduziu fila de espera no estado
A ação faz parte do programa Juntos pela Segurança, que prevê, até 2026, o reforço de 7 mil profissionais para a Secretaria de Defesa Social (SDS).
mais notícias
+