Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Carreta da Mulher Pernambucana atinge 30 mil atendimentos e amplia prevenção

O número foi alcançado de maio a setembro, e cerca de 15,6 mil mamografias fortalecem a ação contra o câncer de colo de útero e mama no estado.

Beto Dantas

22 de setembro de 2025 às 16:43   - Atualizado às 17:00

Carreta da Mulher pronta para o atendimento.

Carreta da Mulher pronta para o atendimento. Foto: Phillipe Jonathan

A Carreta da Mulher Pernambucana atingiu duas importantes marcas desde seu início, no final do mês de maio. Ao todo, 30.037 atendimentos foram realizados, com destaque para os mais de 15,6 mil exames de mamografias. Elaborado pelo Governo de Pernambuco e coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a estratégia tem como objetivo a prevenção do câncer de colo de útero e de mama, com a oferta de exames especializados e consultas para pernambucanas de diferentes regiões do estado, garantindo mais acesso e promovendo a descentralização dos serviços de saúde.

Os procedimentos mais buscados até o momento foram as mamografias, que somam 15.668 exames, seguidas das ultrassonografias de mamas (6.249) e das consultas com ginecologistas (6.235). Além desses, a Carreta oferece colposcopia, teleconsultas com mastologistas, biópsia de nódulos mamários guiada por ultrassom e biópsia de lesões no colo do útero.

Para Edvânia Lima, enfermeira da Carreta da Mulher Pernambucana da I Macrorregião, a iniciativa tem transformado o cuidado em saúde no estado. “Com esse projeto do Governo do Estado, a gente vem impactando bastante a saúde de Pernambuco, ajudando essas mulheres na prevenção precoce e nos atendimentos humanizados”, destacou.

Entre os dias 22 e 27 de setembro, as unidades móveis estarão em cinco municípios: Itapissuma, Maraial, Xexéu, Serra Talhada e Águas Belas. Para receber atendimento, as usuárias devem apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. No caso de exames como ultrassonografia, colposcopia e biópsias, é exigido encaminhamento médico e/ou resultado de exame alterado. Já as mamografias podem ser realizadas por demanda espontânea em mulheres com idades entre 50 e 69 anos.

A iniciativa tem recebido elogios das mulheres atendidas. Vilquênia, moradora de Itapissuma, relatou a experiência: “Hoje estou participando desse programa tão maravilhoso que a nossa governadora trouxe para nós, que é a Carreta da Mulher, percorrendo todo o Pernambuco. Tive a oportunidade de fazer minha mamografia, um exame muito importante, e fui atendida por uma equipe maravilhosa. É uma oportunidade única para todas as mulheres. Quero agradecer à governadora por essa iniciativa”, disse.

Veja Também

Confira os locais de atendimento desta semana:

Carreta 1 - Itapissuma (22/09 a 27/09) Local: Rua Manuel Lourenço, Centro (Em frente à prefeitura)

Carreta 2 - Maraial (22/09 a 24/09) Local: Av. Salvador Teixeira, 160 (Na frente do CRAS)

Carreta 2 - Xexéu (25/09 a 27/09) Local: Rod. Governador Mário Covas (Em frente à prefeitura)

Carreta 3 - Águas Belas (22/09 a 27/09) Local: Academia da Cidade

Carreta 4 - Serra Talhada (22/09 a 27/09) Local: Rua Tabelião Tiburtino Nogueira (Em frente do SASSEPE).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:05, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concurso para Polícia Militar de Pernambuco.
Concurso

Concurso da PM de Pernambuco: veja o que estudar para se preparar para a prova objetiva

Vale destacar que a governadora Raquel Lyra confirmou que vai realizar um certame destinado a Segurança Pública neste ano.

Carnaval de Pernambuco.
Festa

Carnaval Recife e Olinda: veja programação de blocos, polos e camarotes deste sábado (14)

Os eventos começam cedo e se estendem até a noite, com atividades gratuitas e pagas espalhadas pelos principais pontos das cidades.

Concurso da Polícia Civil de Pernambuco.
Material

O que estudar para o concurso da Polícia Civil de Pernambuco: veja as matérias que caem nas provas

A expectativa em torno do certame mobiliza candidatos que buscam cargos como agente, escrivão e delegado

mais notícias

+

Newsletter