SDS prende quatro foragidos no Carnaval de Pernambuco. Foto: Divulgação
A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco confirmou que quatro foragidos da Justiça foram presos durante o Carnaval deste ano, com o auxílio das câmeras de reconhecimento facial instaladas nas principais áreas de lazer e eventos do estado.
Sobretudo, o mais recente prisão aconteceu na tarde da segunda-feira, 3 de fevereiro, em Olinda. Um homem procurado por homicídio foi identificado pelo sistema de câmeras de segurança.
O caso destaca a eficácia do sistema de monitoramento, que já havia contribuído para a captura de outros três foragidos no desfile do Galo da Madrugada. O maior bloco do mundo foi realizado no sábado (1º).
Durante o evento, a primeira ocorrência se deu com a prisão de um homem de 36 anos. O foragido possuía um mandado de prisão condenatório, em razão de envolvimento com o tráfico de drogas.
A detenção foi realizada por policiais militares do Batalhão Especializado de Polícia do Interior (BEPI). Além disso, teve apoio do Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social (CIIDS) e da tecnologia de reconhecimento facial.
Na segunda ocorrência, a tecnologia de reconhecimento facial permitiu a captura de um homem de 24 anos, na Ponte Princesa Isabel, também durante o desfile do Galo da Madrugada.
Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva, devido a processos criminais por furto qualificado, roubo e tráfico de drogas.
Ainda na Ponte Princesa Isabel, policiais deram cumprimento ao mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem de 39 anos, pelo crime de homicídio. Por fim, todos os capturados foram encaminhados para unidade prisional.
Já o foragido de homicídio, capturado em Olinda, era alvo de um mandado de prisão preventiva. O pedido foi expedido pela Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Olinda.
De acordo com a SDS, o sistema foi utilizado de forma estratégica em áreas de grande circulação de pessoas, como blocos de Carnaval e pontos turísticos. Ação visou garantir maior segurança ao público e facilitar a ação das autoridades.
2
03:29, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+