Pernambuco, 24 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CARNAVAL 2025 DE PERNAMBUCO foi o mais seguro dos últimos 22 anos, aponta balanço da SDS

Também houve uma queda de 15% nos homicídios em relação ao ano passado. Os números são relativos ao ciclo da quinta-feira (27) a terça-feira (4).

06 de março de 2025 às 15:49   - Atualizado às 22:16

Policiais militares em forma durante carnaval de Pernambuco

Policiais militares em forma durante carnaval de Pernambuco Foto: Divulgação

O Carnaval de Pernambuco 2025 foi finalizado com índices positivos de segurança pública, sendo a folia de Momo mais segura dos últimos 22 anos. Este ano, foi registrado o menor número de mortes violentas durante o período desde 2004, segundo balanço apresentado em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 6 de março.

Além disso, houve uma queda de 15% nos homicídios em relação ao ano passado. Os números são relativos ao ciclo da quinta-feira (27) a terça-feira (4).

O planejamento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social, e o trabalho das forças de segurança, aliado ao uso de tecnologias como o reconhecimento facial, drones e os portais de acesso, foram fundamentais para obtenção dos resultados. As estratégias também contribuíram para a prisão de cinco foragidos da Justiça.

Durante o período carnavalesco, em todo o Estado, foram registradas 57 Mortes Violentas Intencionais (MVIs), 15% a menos em relação ao ano passado, quando houve 67 MVIs, e 28,7% menor do que em 2004, quando iniciou a série histórica, com o registro de 80 homicídios.

Em relação às ocorrências nos focos de folia, houve uma queda de 8,9% em comparação a 2024, passando de 1.834 para 1.671 registros. Do total das ocorrências registradas neste ano, 1.250 referem-se aos furtos, que sofreram uma queda de 15,5% em relação ao ano passado (1.479). Os casos de violência contra a mulher apresentaram redução de 27% (496 casos) em comparação a 2024 (677 casos).

Veja Também

O uso de tecnologia foi um dos grandes destaques deste ano. O sistema de reconhecimento facial possibilitou a captura de cinco criminosos com mandados de prisão em aberto.

Para o secretário de Defesa Social, Alessandro de Carvalho, os números refletem um trabalho coordenado das forças de segurança.

"Pernambuco acabou de fazer o Carnaval mais seguro de toda a sua história. Foi o menor número de homicídios desde 2004, que é quando se começou a computar a série histórica no Estado. A redução das ocorrências e a manutenção da ordem pública são resultados de um planejamento estratégico que priorizou a prevenção e a tecnologia. O reconhecimento facial e o controle de acesso trouxeram mais eficiência para a atuação policial", afirmou.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:49, 24 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Programa Balcão de Direitos em Pernambuco.
Iniciativa

Governo de Pernambuco amplia calendário de ações itinerantes do Balcão de Direitos na RMR, Agreste e Sertão; veja datas

Entre os atendimentos oferecidos está a solicitação e o encaminhamento para emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito.

PRF em Pernambuco.
Detido

PRF prende na BR-101, em Igarassu, homem que fugiu de penitenciária em tubulação de vaso sanitário

Homem era procurado desde a fuga de julho e foi localizado durante fiscalização no Grande Recife.

Campanha de vacinação em Jaboatão registra 9,3 mil doses aplicadas
Registro

Prefeitura do Jaboatão aplica mais de nove mil doses durante o dia D de vacinação

O resultado registrado no ano anterior, quando foram aplicadas cerca de 7,3 mil doses

mais notícias

+

Newsletter